Ex-aluna da UFC é 1º lugar em prêmio de Jornalismo; trabalho aborda adolescentes com câncer

Imagem: Logo SBPJorA monografia da ex-aluna da Universidade Federal do Ceará Raiana Soraia de Carvalho ganhou o 1º lugar da categoria Iniciação Científica do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo, da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

Graduada em julho do ano passado, Raiana venceu com o trabalho intitulado A percepção de adolescentes com câncer sobre sua representação na cobertura jornalística, orientado pelas professoras Inês Vitorino e Lidia Marôpo.

No trabalho, a estudante fez um estudo exploratório em notícias e reportagens veiculadas na TV e em jornais impressos para identificar as representações recorrentes dos adolescentes com câncer. Em um segundo momento, realizou dois grupos focais com adolescentes com câncer para verificar como eles percebem essas representações. “Eles dizem apreciar quando são mostrados enquadramentos mais otimistas em relação à doença, em detrimento das dificuldades ou dores comumente associadas ao tratamento do câncer”, diz Raiana.

Além disso, também discutem o direito de optar pela publicização de suas imagens – rejeitando situações em que a exposição de sua imagem não tenha sido negociada diretamente com eles.

O Prêmio Adelmo Genro Filho (PAGF) existe desde 2004 e contempla os melhores trabalhos nas categorias Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Sênior. Desde sua criação 36 pesquisadores foram homenageados com o PAGF.

Fonte: Profª Inês Vitorino, do Curso de Jornalismo da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.