Imagem: Abertas inscrições para apresentação de trabalhos no I Congresso Cearense de Psicoterapia (Imagem: Divulgação)Encontram-se abertas, até 25 de outubro, as inscrições para apresentação de trabalhos no I Congresso Cearense de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade. O evento, que traz como tema "Medicalização da vida", ocorrerá no dia 17 de dezembro no bloco didático de Psicologia da UFC (Av. da Universidade, 2762, Benfica).

Em virtude do grande número de inscritos nesta primeira edição do congresso, as vagas remanescentes são somente para apresentadores de trabalhos, nas modalidades comunicação oral e pôster. As inscrições são feitas on-line.

O congresso propõe "uma discussão multiprofissional sobre o fenômeno da medicalização da vida, sobretudo a medicalização da infância e seu processo perverso de patologizar a condição de ser-criança", defende a coordenadora geral do evento, Profª Jurema Barros Dantas. Segundo ela, a partir da década de 1940, com a introdução dos psicofármacos, esse fenômeno se tornou cada vez mais intrusivo na vida cotidiana.

Promovido pelo Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (Lapfes/UFC), o congresso contará com conferências, palestras e mesas-redondas e pretende reunir pesquisadores e profissionais para refletir sobre o tema. Na ocasião, também será lançado o livro Infância medicalizada, da editora CRV.

Fonte: Profª Jurema Dantas, coordenadora do congresso – fones: 85 99703 7848