História da criação do Curso de Arquitetura é debatida no Fórum Hélio Duarte

Imagem: Professores Neudson Braga e Liberal de Castro participaram da primeira edição do Fórum Hélio Duarte (Foto: Arlindo Barreto)O Prof. Neudson Braga, um dos fundadores da Escola de Arquitetura – hoje Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará – foi o primeiro palestrante do Fórum Hélio Duarte. O evento, que teve início na noite de ontem (14) no auditório da Reitoria e segue até o dia 11 de novembro, faz parte das comemorações dos 50 anos do curso. O Fórum leva o nome do arquiteto Hélio Duarte, por ter sido o primeiro Diretor do Curso de Arquitetura.

Abrindo sua exposição, o Prof. Neudson Braga lembrou um texto que leu ainda aluno do Colégio Lourenço Filho, no qual a avó dizia ao neto que faria um "bolo de mil pessoas", o que fez a criança sonhar com as proporções da guloseima. A  avó explicou então que  mil pessoas contribuíram com a feitura do bolo, desde o plantador do trigo  que resultou em farinha, passando pelo fazendeiro que cria gado que deu o leite, pelas galinhas que botaram ovo ao operário que produz a forma de  alumínio. “A história me faz lembrar a criação da Escola de Arquitetura que deve sua concretização a muitos nomes conhecidos e a muitos anônimos que não devem ser esquecidos”, enfatizou o professor.

Os trabalhos do Fórum Hélio Duarte foram abertos  por uma  mesa  composta pelos professores Carlos Almir de Holanda, diretor eleito do Centro de Tecnologia; Romeu Duarte, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo; Ricardo Fernandes, coordenador do curso; e os professores Neudson Braga e Liberal de Castro e Solange Schramm.

DETALHES - O então Reitor Martins Filho  chamou quatro arquitetos  e entregou a missão de criar um curso de Arquitetura na Universidade Federal do Ceará, porque um decreto presidencial, em 1964, assim determinava, destinando, inclusive, orçamento  próprio para a implantação. Até o Reitor ficou surpreso com o Decreto, conquistado por um político influente na época, recordou  Neudson Braga, que, com Liberal de Castro, Ivan Brito e Armando Farias, recebeu a missão de Martins Filho.

Com recursos à disposição, foram adquiridos mobiliário, livros e assinaturas de importantes revistas estrangeiras. Mais difícil foi criar a estrutura acadêmica, observou. Para ajudá-los, entre outros, vieram  os arquitetos paulistas Hélio Duarte  e Flávio Mota. Lembrou ainda a primeira aula do curso, ministrada pelo Prof. Américo Simas, numa sala do Curso de Engenharia.

Neudson Braga guarda na memória os que deram, com eles,   os primeiros passos para a consolidação do Curso de Arquitetura, como o   diretor  pro tempore Luciano Pamplona  (à época, diretor do Curso de Engenharia), o secretário-geral  Augusto Santana; além de Lúcia Duarte (responsável pela parte didática), Madalena Pinto e Ivani Pontes (Departamento de Pessoal), Antonieta Bezerra (Biblioteca), Assis, o “porteiro que era um gentleman”, e "seu" Vicente, o motorista que tinha 14 filhos.

Não deixou de citar os que contribuíram indiretamente nos primeiros momentos do Curso de Arquitetura , vindos de outros estados, como Miguel Pereira, Nestor Goulart, Paulo Bastos, Wladimir Alves de Sousa. Enfatizou o trabalho dos primeiros professores, como Armando Farias, Ernest Borman, Marcilio Luna, Reginaldo Rangel, Marcos Studart, Valdir Campelo e Willis Santiago Guerra  (os dois últimos não eram arquitetos).

As recordações são muitas e foram complementadas pelo Prof. Liberal de Castro que falou em seguida, dando seu testemunho  como um dos protagonistas da história  do curso de Arquitetura que  começou  há 50 anos.

PROGRAMAÇÃO – O Fórum prosseguirá no dia 21, com  debate conduzido pelo  Prof. José Lemenhe sobre  "A ocupação do território urbano" com os arquitetos José Alberto de Almeida, Fausto Nilo e Águeda Muniz.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC  – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332