Doações de sangue e medula: unidade móvel do Hemoce estará no Campus do Pici

Imagem: A coleta será feita pelo Hemoce (Imagem: reprodução)A Unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) estará no dia 20, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, das 9h às 17h, para coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

Os doadores de sangue devem estar saudáveis, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 67 anos. Para doar ainda é preciso apresentar documento oficial com foto. Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos, não ter tido câncer e apresentar um documento de identidade com foto.

Desde o ano 2000 o Hemoce é o responsável pelo cadastro dos possíveis doadores de medula óssea no Ceará. Em 2012, a parceria entre o Hemoce e o Hospital Universitário Walter Cantídio fez a primeira coleta de medula para transplante alogênico (quando provém de um doador).

DOAÇÕES PARA YASMINE – Atualmente, mais de mil pessoas estão na fila de espera por transplante de órgãos no Estado do Ceará. Uma delas é a pequena Yasmine Magalhães, de 2 anos e 6 meses, portadora de leucemia, filha do servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC (STI) Geovanny Filho. A família está realizando uma campanha em busca de doador de medula óssea. Mais informações sobre a campanha na página do Facebook "Ajude a Mine".

Fonte: Márcio Correia, da Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC – fone: 85 3366 9999