Reitor fala em compartilhar responsabilidades ao dar posse a diretores

Imagem: Diretores de unidades acadêmicas posam para foto durante cerimômia de posse, no auditório da ReitoriaNa posse dos diretores das 17 unidades acadêmicas da Universidade Federal do Ceará, realizada no dia 20, no auditório da Reitoria, o Reitor Henry de Holanda Campos, ao congratular-se com os gestores que davam início ao novo quadriênio administrativo, garantiu que "a Administração Superior compartilhará responsabilidade com um grupo coeso, apto a somar competência e compromisso institucional para uma gestão exitosa desta que se tornou uma grande universidade".

Em nome dos diretores que estavam deixando os cargos falou o Prof. Barros Neto, do Centro de Tecnologia, que lembrou o início dos mandatos com "muitas dúvidas, muitos questionamentos", mas com "uma imensa motivação e um grande amor por esta Instituição". Mencionou os "momentos alegres e tristes", bem como os "momentos tensos, com muito desgaste", mas garantiu que todos souberam "contornar com maestria". E sentenciou: "Ao final, saímos muito mais fortalecidos, nos aproximamos mais. Posso dizer que iniciamos o mandato como colegas e o terminamos como amigos".

A Profª Vládia Maria Cabral Borges, diretora do Centro de Humanidades, escolhida porta-voz dos recém-empossados, assegurou que "a função de direção de unidade acadêmica é desafiadora. Junto à Administração Superior representamos nossas unidades. Somos suas bocas e ouvidos". E acrescentou: "compartilhamos com nossos servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes, sentimentos, interesses e necessidades, sem perder de vista que nosso comprometimento maior é com nossa querida UFC".

O Reitor Henry de Holanda Campos, presidindo a solenidade, após a leitura do termo de posse pela cerimonialista Cláudia Albuquerque, chamou cada dirigente para receber o documento, obedecendo à ordem seguida nos conselhos superiores (Consuni e CEPE). Assim, subiram ao palco os dirigentes do Centro de Ciências, Centro de Humanidades, Centro de Tecnologia, Centro de Ciências Agrárias, Faculdade de Direito, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Faculdade de Educação, Faculdade de Medicina, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), Campus de Sobral, Campus de Quixadá, Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Instituto de Cultura e Arte (ICA), Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), UFC Virtual, Campus de Crateús e Campus de Russas.

CERTEZA – Mesmo reconhecendo a existência de "problemas momentâneos, potencializados pelas dificuldades que o País atravessa", o Reitor Henry Campos admitiu que o "anima a certeza de que nós, da UFC, coletiva e solidariamente, estamos conscientes de que a universidade pública vive um momento crucial de sua história, um capítulo de reafirmação de sua identidade e inquestionável comprovação de que esse é um modelo de academia imprescindível para o Brasil".

APRENDIZADO – Exercer as funções de diretor, segundo o Prof. Barros Neto, "foi um momento de muito aprendizado. Saber escutar as diferenças, saber negociar os interesses diversos de unidades tão heterogêneas". Mas admite que "a gestão é uma grande oportunidade para se conhecer melhor a Universidade, para se conhecer a dificuldade de resolver problemas em um sistema tão intricado quanto o existente, atualmente, no serviço público".

BRINDAR – Após citar dificuldades que surgiram nos últimos quatro anos, a Profª Vládia Borges, reeleita para o segundo mandato como diretora do Centro de Humanidades, ressaltou que "o quadriênio 2011-2015 foi marcado por conquistas e sucesso". Para ela, "conseguir manter nossos avanços em tempos de crise é, pois, o primeiro desafio que se impõe às novas gestões acadêmicas, desafio esse que certamente será vencido com força, tenacidade e união de todos. Por tudo que vivemos e por tudo que temos à frente, vamos brindar", conclamou.

A mesa que dirigiu o ato de posse, além do Reitor Henry Campos, foi composta pelo Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Prof. Jesualdo Farias; pelo Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, e pelos professores Vládia Borges e José Barros Neto.

EMPOSSADOS – Tomaram posse para cumprir mandato de quatro anos (2015-2019) os seguintes gestores:

Centro de Ciências
Diretor: Raimundo Nogueira da Costa Filho
Vice-Diretor: Eustógio Wanderley Correia Dantas

Centro de Ciências Agrárias
Diretor: Luiz Antônio Maciel de Paula
Vice-Diretora: Sônia Maria Pinheiro de Oliveira

Centro de Humanidades
Diretora: Vládia Maria Cabral Borges
Vice-Diretora: Danyelle Nilin Gonçalves

Centro de Tecnologia
Diretor: Carlos Almir Monteiro de Holanda
Vice-Diretora: Diana Cristina Silva de Azevedo

Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
Diretor: Augusto Cézar de Aquino Cabral
Vice-Diretora: Sandra Maria dos Santos

Faculdade de Direito
Diretor: José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
Vice-Diretor: Regnoberto Marques de Melo Jr.

Faculdade de Educação

Campus da UFC em Russas
Diretor: Lindberg Lima Gonçalves
Vice-Diretora: Aliny Abreu de Sousa Monteiro