Comitiva da UFC participa de Cúpula Universitária Global do Brics, na Rússia

Uma comitiva da UFC vai participar da Cúpula Universitária Global do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorre de 26 a 28 de outubro, em Moscou, Rússia.

Representam a Universidade o Prof. Joaquim Bento Cavalcante Neto, diretor executivo da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e docente do Departamento de Computação, e o Prof. Francisco de Assis de Souza Filho, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental.

Segundo o Reitor Henry Campos, o evento é importante, sobretudo, pela perspectiva de convênios entre as universidades dos países do Brics. "É uma oportunidade rica para a troca de experiências entre as instituições de ensino de países que têm perfis e interesses semelhantes, além de servir para estreitar a relação entre as universidades", pontua o Reitor.

Durante três dias, estarão reunidos mais de 400 participantes oriundos de 18 universidades brasileiras, 17 universidades indianas, 13 universidades chinesas, oito universidades da África do Sul e 69 universidades russas. Uma das pautas da Cúpula internacional será a possibilidade de criação da Rede Universitária dos BRICS.

O encontro dos cinco países de economia emergente pretende estimular a cooperação científica entre centros de pesquisa e ensino, especialmente em seis áreas estratégicas: energias, tecnologias informáticas, ecologia e mudanças climáticas, recursos aquáticos, poluição do ambiente.

Em março de 2014, o Centro de Tecnologia da UFC recebeu uma comitiva formada por professores de nove universidades russas, como a Southern Federal University, Rostov-on-Don (SFedU) e a Lomonosov Moscow State University, uma das sedes da Cúpula Global das Universidades. No encontro, os visitantes manifestaram interesse mútuo em intercâmbio de alunos.

A participação no evento vai ao encontro do processo de internacionalização vivido atualmente pela UFC, em que as ações e projetos da Universidade adquirem caráter cada vez mais amplo, para além das fronteiras nacionais. Ao mesmo tempo, a Instituição expande sua atuação para todo o Estado do Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.