Artigo: Ampliação e fortalecimento das Casas de Cultura da UFC

Imagem: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC (Foto: Jr. Panela)A inserção de artigo sobre as Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, na edição do dia 22 de outubro do “O Povo”, suscita um novo e objetivo repasse do que tem acontecido, ali, nos últimos tempos. As Casas, que são um dos maiores programas de extensão universitária do País, sempre foram motivo de orgulho para a UFC e, em anos recentes, a Administração Superior tudo tem feito para garantir a manutenção e fortalecimento desse programa.

Investimos em ampliação e reestruturação física, com a construção de novos prédios, e, também, consolidamos e ampliamos o banco de professores, com a contratação de mais 10 docentes. Hoje, eles fazem parte da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT, o que garante a reposição imediata das vagas que surgirem no quadro. Até pouco tempo, não tínhamos garantia de que, após uma aposentadoria, a vaga seria reposta.

Instalou-se, enquanto isto, um processo de discussão, para regulamentar os docentes EBTT da UFC no Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, em conformidade com a Lei 12.772/2012. Uma Resolução sobre a carreira desses professores será levada ao Conselho Superior, reforçando-se, dessa forma, as garantias de continuidade do programa, com a possibilidade de ampliação da oferta de ensino de língua estrangeira nas Casas de Cultura.

Ao que foi chamado, no artigo já referido, de “desmonte silencioso das Casas de Cultura Estrangeira” dá-se exatamente o contrário: estamos trabalhando, para garantir, definitivamente, a sua manutenção e para termos condições de ampliação do seu quadro docente. Além disso, as mudanças em curso tornarão plena a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, por meio de ações desenvolvidas pelas duas carreiras docentes da UFC: Magistério Superior e EBTT. Nosso compromisso com as Casas de Cultura Estrangeira é inalienável, e a qualidade sempre será uma pauta prioritária.

Prof. Custódio Almeida
Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará