Tema da redação do ENEM 2015 é objeto de ampla pesquisa realizada pela UFC

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015, realizada no último domingo (25), teve como tema "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Essa questão vai ao encontro do maior estudo da América Latina sobre violência contra a mulher, coordenado pela UFC em parceria com o Instituto Maria da Penha, cujo lançamento ocorreu em agosto deste ano. O estudo, que pesquisará mais de 11 mil famílias durante dois anos, tem o objetivo de traçar uma radiografia da violência de gênero no Nordeste brasileiro.

O Reitor Henry Campos destacou a importância do tema ser tratado na redação do ENEM, inclusive por uma questão de respeito às vítimas de agressões. O Reitor falou do papel da UFC em propor historicamente o debate e realizar estudos nesse campo. "É algo muito importante de ser tratado e a UFC contribui com essa discussão, com pesquisas em vários áreas relacionadas", pontuou, destacando ainda a parceria da UFC com o Instituto Maria da Penha para a pesquisa sobre violência doméstica.

O coordenador do projeto é o Prof. José Raimundo Carvalho, do Programa de Pós-Graduação em Economia (CAEN) da UFC. Ele elogiou a tema da redação do ENEM e afirmou ter sido uma oportunidade excelente de mudança de visão para os jovens em relação à violência contra a mulher.

"Foi uma excelente oportunidade de o governo mostrar claramente que está decidido a mudar a visão, principalmente dos jovens, em relação à violência doméstica contra mulher", afirmou o pesquisador, na manhã desta segunda-feira (26), em entrevista à Rádio Universitária FM 107,9.

APOIO DA UFC – O Prof. José Raimundo destacou que a questão da violência é uma grande bandeira da UFC e vem sendo discutida de forma mais enfática na Universidade há mais de 15 anos. A pesquisa em curso, frisa o docente, vai coletar uma base de dados inédita sobre violência doméstica de gênero e conta com apoio de toda a Administração Superior da Universidade.

MARIA DA PENHA – Presidente do Instituto que leva seu nome e é parceiro da UFC na pesquisa, a biofarmacêutica Maria da Penha também defendeu a escolha da temática na redação. "Foi uma escolha muito feliz, porque sabemos que a violência contra a mulher está se instalando, inclusive, entre os jovens", pontuou. Ela avalia que ainda é necessária uma maior conscientização sobre o problema da violência doméstica, visto que muitas pessoas não sabem, por exemplo, como ajudar uma mulher em situação de violência doméstica.

Maria da Penha também inspirou a criação da Lei nº 11.340/2006, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de tornar mais rígidas as punições aos agressores. A lei, mais conhecida pelo nome de Lei Maria da Penha, completará 10 anos em 2016.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.