UFC e Universidade de Estocolmo assinam convênio relativo a serviços ambientais

Imagem: Reitor Henry Campos reuniu-se com representantes das prefeituras de Fortaleza, Sobral e São Gonçalo, o cônsul da Suécia e Dinamarca e representantes do Governo do Estado (Foto: Ribamar Neto)Foi assinado, na tarde de ontem (27), convênio entre a Universidade Federal do Ceará, a Universidade de Estocolmo e o Centro de Resiliência de Estocolmo (Suécia), que possibilitará troca de experiências entre as instituições na área de serviços ambientais para cidades sustentáveis. O relacionamento da UFC com instituições de ensino superior suecas tem quatro anos e já resultou em convênio com a Universidade de Boräs. A atual parceria teve início há cerca de quatro meses, quando começaram as visitas dos representantes da Universidade de Estocolmo aos diversos cursos da UFC ligados, de alguma maneira, a urbanismo e meio ambiente.

A assinatura do convênio foi precedida por exposição de Peter Wrenfelt, representando a Universidade de Estocolmo, sobre o projeto Cuidando da Cidade, que está sendo realizado  na capital da Suécia, a partir de parceria entre a universidade, prefeitura, construtoras, escritório de arquitetura e empresas de consultoria. Consiste na revitalização de uma área encravada em um parque, nas proximidades de um porto. Uma das intervenções no local é a construção de 10 mil moradias. Indagado sobre as razões de haver tantas entidades envolvidas, Wrenfelt observou que as cidades em todo o mundo estão crescendo com muita rapidez e os desafios são enormes.

A exposição foi traduzida pelo brasileiro Adalberto Alencar, residente na Suécia e presidente de uma organização não governamental que trabalha com meio ambiente. O palestrante observou que, apesar de toda a tecnologia sueca, algumas iniciativas brasileiras chamam a atenção de instituições governamentais do País, como o Estatuto da Cidade. Apresentou, por fim, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-brasileira (CISB), instrumento para a troca de experiências, porque, como disse o coordenador de Projetos Especiais da UFC, Prof. Osmar de Sá Ponte, a parceria agora firmada não se resumirá à formação de estudantes de graduação e pós-graduação, mas abordará também transferência de tecnologia.

Após dar boas-vindas aos visitantes, o Reitor Henry Campos afirmou que o assunto tratado remete à uma reflexão interna na UFC. Ele garantiu todo o apoio da administração superior para a consolidação do convênio.

PRESENÇAS – Além da UFC, estão no âmbito do convênio as prefeituras de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Sobral. Participaram do ato de assinatura o Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o Secretário de Trabalho da Prefeitura de Fortaleza, Cláudio Ricardo de Lima; o Prof. Alberto Teixeira, Secretário do Planejamento de São Gonçalo do Amarante; e o Cônsul da Suécia e da Noruega, Marcos de Castro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones:  85 3366 7331 e 3366 7332