Tese defendida no Doutorado Interinstitucional da Ciência da Informação ganha prêmio nacional

A pesquisa Arquitetura da informação pervasiva: contribuições conceituais, do Prof. Henry Pôncio Cruz de Oliveira, foi premiada como a melhor tese do XVI Encontro Nacional em Pesquisa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib), o principal evento da área na América Latina. O trabalho foi desenvolvido durante o Doutorado Interinstitucional (Dinter CI-UNESP-Marilia-UFC), com orientação da Profª Silvana Vidotti (UNESP) e coorientação da Profª Virgínia Bentes (Universidade Federal do Ceará).

Essa é a primeira tese defendida no Brasil com a temática. Sua contribuição tem sido considerada fundamental para as pesquisas voltadas ao ambiente do ciberespaço, na perspectiva de oferecer melhor qualidade no acesso à informação. Para a Profª Virgínia Bentes, a premiação é mais um indicativo da qualidade das teses produzidas no âmbito do Dinter.

A arquitetura da informação pervasiva é uma abordagem teórico-prática que trata da pesquisa científica e do projeto de ecologias informacionais complexas. Ela busca manter o senso de localização do usuário, bem como o uso de espaços, ambientes e tecnologias de forma convergente e consistente.

A abordagem promove a adaptação da ecologia ao próprio usuário e aos novos contextos, sugerindo conexões da informação, facilitando a interação com conjuntos de dados ao considerar os padrões interoperáveis, a acessibilidade, a usabilidade, as qualidades semânticas e a encontrabilidade da informação. Para tanto, ela contempla aspectos de pervasividade (propagação), ubiquidade (onipresença) e responsividade (adaptação automática aos diversos tipos de aparelhos) em relação à informação e tecnologias.

Fonte: Profª Virgínia Bentes, do Departamento da Ciênciasda Informação – fone: 85 3366 7702