Projeto que facilita compreensão de receitas médicas concorre a prêmio

Foto do aluno de medicina Rogério Malveira, autor do projeto (Foto: Divulgação)O projeto Letras de Médico, do aluno de Medicina da UFC Rogério Malveira, é um dos seis finalistas do SGB Lab, um laboratório que ajuda a viabilizar iniciativas que usam as tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo. O projeto será apresentado na próxima quinta-feira (12), em Florianópolis, durante o Seminário Social Good, que reunirá especialistas, empreendedores, formadores de opinião e grandes nomes da inovação social do Brasil e do mundo.

Ao todo, 50 iniciativas se inscreveram no SGB Lab, provenientes de 14 estados brasileiros. O programa é realizado pelo Social Good Brasil (SGB), liderança nacional do movimento global +SocialGood, encabeçado por um grupo de organizações, como a Fundação das Nações Unidas, a Fundação Bill&Melinda Gates, dentre outras. O vencedor receberá R$ 20 mil por meio de fundo de investimento semente, que é um modelo de financiamento destinado a projetos empresariais em estágio inicial ou estágio zero.

O projeto Letras de Médico consiste em um software que, segundo Rogério, é capaz de facilitar até cinco vezes o entendimento de receitas médicas por meio de desenhos ilustrativos, utilizando pictogramas (símbolos que representam um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos) e design de informação. O software já é utilizado, de forma experimental, no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), em alguns serviços como os de Cardiologia. O programa foi desenvolvido em parceria com a publicitária Carla Tenecy, que é amiga de infância de Rogério.

Segundo o estudante, o Brasil tem quase 28 milhões de analfabetos funcionais. O objetivo do software é facilitar, principalmente para essas pessoas, a compreensão de termos técnicos utilizados pelos médicos, assim como a periodicidade e a quantidade da medicação.

O vencedor será escolhido por meio de votação popular, a ser realizada no dia 12, das 17h às 18h, através do site do Social Good Brasil, pelo qual serão transmitidas as apresentações dos trabalhos. Mais informações sobre o Letras de Médico podem ser conferidas também na página do projeto no Facebook.

Fonte: Rogério Malveira, aluno do Curso de Medicina da UFC –  fone: 98880 9252 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.