Professores da UFC são diplomados como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências

Imagem: Professora Kyria Santiago do Nascimento recebendo diploma da Academia Brasileira de CiênciasOs professores Kyria Santiago do Nascimento e Bruno Anderson Matias da Rocha, ambos do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará, foram diplomados como membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências para o quinquênio 2015-2019. A solenidade de diplomação aconteceu no último dia 5, em cerimônia organizada pela vice-presidência Regional Nordeste e Espírito Santo, na Universidade Federal de Pernambuco.

Além deles, só mais um terceiro pesquisador do Nordeste foi diplomado como membro afiliado: o Prof. Paulo Alexandre Araújo Sousa, da Universidade Federal do Piauí, que foi aluno de doutorado da Pós-Graduação da UFC. O título de membro afiliado foi criado em 2007 e é destinado a até cinco jovens pesquisadores promissores de cada região. Eles são indicados e eleitos nas regionais e participam das atividades da Academia por um período de cinco anos, não renovável. A partir disso, se habilitam a participar das eleições dos novos membros afiliados da instituição.

A Profª Kyria Santiago é doutora em Bioquímica e pós-doutora em Biotecnologia. É membro permanente da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia de Recursos Naturais da UFC, desenvolvendo trabalhos com lectinas vegetais e macroalgas vermelhas, proteômica e biologia molecular (expressão heteróloga de lectinas).

Já o Prof. Bruno Anderson Rocha é doutor em Bioquímica pela UFC, onde atualmente coordena o programa de pós-graduação na área. Desenvolve trabalhos na área de Biofísica, com ênfase em cristalografia de proteínas, e de Bioquímica, com destaque para química de proteínas e espectrometria de massas.

Com mais estes dois pesquisadores, a UFC vem assumindo um espaço de destaque nos quadros da Academia Brasileira de Ciências. Desde a criação da categoria, 13 pesquisadores da Universidade já foram eleitos. Somem-se a eles cinco outros membros titulares: o Prof. Benildo Sousa Cavada (Bioquímica e Biologia Molecular), o Prof. João Lucas Marques Barbosa (Matemática), o Prof. Luiz Drude de Lacerda (Labomar), o Prof. Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira (Matemática) e o Prof. Manassés Claudino Fonteles (Medicina).

Veja a lista dos professores da UFC afiliados à Academia Brasileira de Ciências (por quinquênio, desde a criação da categoria):

2008-2012

Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira - Ciências Matemáticas

2009-2013

Jorge Herbert Soares de Lira - Ciências Matemáticas

2010-2014

Leticia Veras Costa Lotufo - Ciências Biomédicas

2011-2015
Antônio Gomes de Sousa Filho – Ciências Físicas

2013-2017
Antônio Caminha Muniz Neto – Ciências Matemáticas
Celso Shiniti Nagano – Ciências Agrárias
Edson Holanda Teixeira – Ciências Biomédicas
Eduardo Bedê Barros – Ciências Físicas
Odair Pastor Ferreira – Ciências Químicas

2014-2018
Fabrício Siqueira Benevides – Ciências Matemáticas
Pedro Marcos Gomes Soares – Ciências Biomédicas

2015-2019
Bruno Anderson Matias da Rocha – Ciências Biológicas
Kyria Santiago do Nascimento – Ciências Agrárias.

Fonte: Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943