Discussões sobre instalação de observatório no Pecém avançam

Imagem: Pessoas reunidas em torno de uma mesa no Gabinete do ReitorO Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Henry Campos, se reuniu, na manhã desta quarta-feira (11), com a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, para dar continuidade às discussões sobre a instalação da um observatório no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Também participaram da reunião o diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, representando a iniciativa privada, e o responsável pela Incubadora de Cooperativas Populares da UFC, Prof. Osmar de Sá Ponte.

A audiência foi iniciativa do Reitor para dar sequência às tratativas referente à instalação do Observatório, que será resultado uma parceria da UFC com o Governo do Estado – por meio de oito secretarias estaduais – e da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que o acordo seja finalizado até julho de 2016 para que o Observatório do Pecém seja formatado e já comece a atuar no segundo semestre do próximo ano.

De acordo com o Reitor Henry Campos, a intenção é acelerar as discussões sobre os impactos socioeconômicos no Complexo do Pecém, promovendo encontros na Universidade para apresentar o projeto do Observatório aos professores da Instituição. "Queremos fazer algumas sessões. Esse projeto exige a participação de professores de várias áreas", declarou o Prof. Henry Campos, acrescentando que as pró-reitorias também podem contribuir com a iniciativa.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Nicolle Barbosa, lembrou que o Estado passa por um momento de contenção de despesas, mas estuda a melhor forma de desenvolver o projeto com a contribuição das secretarias estaduais. "A dificuldade hoje é o planejamento regional, falta orçamento do Estado", detalhou a gestora, reforçando que a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) já elaborou vários estudos de impacto na região.

Nicolle Barbosa também apontou que está sendo preparado um Fundo de Arrecadação de Impacto Socioeconômico, que deve mudar a forma de compensação entre as empresas privadas e o Governo do Estado, tornando o processo mais equilibrado entre os entes. O diretor do Grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz Barroso, por sua vez, ratificou o desejo do empresariado de acelerar a elaboração do Observatório do Pecém.

OBSERVATÓRIO – O desenvolvimento de um observatório regional no Pecém integra o projeto-piloto do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat), com parceria do Governo do Estado. A UFC vai contribuir como polo de pesquisa para analisar índices referentes à região do Pecém, como produtividade, infraestrutura, igualdade, qualidade de vida e sustentabilidade ambiental. Outras cidades que farão parte do projeto da ONU são Rio de Janeiro, na área litorânea de Costa Verde, e Pará, na hidrovia de Tapajós.

Nos últimos meses, a UFC já sediou outros encontros para traçar o esboço do Observatório. Agora, o passo deve ser envolver os professores da Instituição e as pró-reitorias para desenvolver um plano estratégico de ação. Essas etapas já devem ser iniciadas no início do próximo semestre.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.