Comitê de Realinhamento homologa metas e indicadores de unidades administrativas até dezembro

Imagem: Auditora Geral Glícia Santiago (Foto: David Motta)O Comitê de Realinhamento entrou na fase final de análise e homologação dos indicadores e metas das unidades administrativas da UFC. Até dezembro, segundo o coordenador geral do Comitê, Vice-Reitor Custódio Almeida, esse trabalho estará concluído. Já no caso das unidades acadêmicas, a apresentação e homologação de metas e indicadores irá até janeiro.

"Este é o momento das propostas chegarem. De tudo aquilo que a gente imagina que é inovação para a gestão, daquilo que a gente imagina que vai dar dinamismo e qualidade às nossas ações", completou Prof. Custódio Almeida.

O balanço da situação do Comitê foi realizado pelo Vice-Reitor durante encontro com os diretores acadêmicos e administrativos da UFC na quarta-feira (11), no Auditório da Reitoria. O Comitê foi criado no último dia 31 de julho, como parte do trabalho de acompanhamento, coordenação e supervisão das ações da UFC. A ideia do Comitê é avaliar as propostas de ações das diversas unidades e homologá-las e, em um segundo momento, fazer o acompanhamento das ações. Também irá fazer a integração entre as demandas das áreas e o orçamento da Universidade.

O Comitê é formado por representantes das sete pró-reitorias, três secretarias, Superintendência de Infraestrutura (UFC Infra), Coordenadoria de Assuntos Internacionais, Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional e bibliotecas. Além deles, o Comitê conta ainda com um representante dos centros (Prof. Luiz Antônio Maciel, do Centro de Ciências Agrárias), das faculdades (Prof. Augusto Cabral, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade), dos institutos (Prof. Sandro Gouveia, do Instituto de Cultura e Arte) e dos campi do Interior (Prof. Davi Romero, de Quixadá).

Durante o encontro, o Prof. Custódio Almeida destacou que será encaminhada uma circular, solicitando que as indicações de representantes sejam definitivas, não havendo flutuações ao longo das reuniões.

AUDITORIA – Além da apresentação sobre o Comitê de Realinhamento, também houve balanço sobre as ações de Governança Corporativa, realizada pela Auditora Geral, Glícia Santiago. "A auditoria não está fazendo – e nem é nossa pretensão fazer – qualquer tipo de trabalho em busca de erros, e sim, para ampliar as ações exitosas, replicando onde há êxito para que a gente possa avançar nesse contexto de governança", explicou.

A auditora citou o caso do avanço na governança na área de Tecnologia da Informação. A UFC conseguiu um salto significativo na classificação em todas as dimensões avaliadas pelo Tribunal de Contas da União e foi citada como referência nacional em evento realizado na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), com a presença do ministro Augusto Nardes.

Glícia informou ainda que, no próximo ano, o TCU vai analisar se a Universidade conseguiu avançar em relação às recomendações feitas em 2015 para que a UFC possa pleitear financiamento do Banco Mundial. Essa verba – no valor total de R$ 5 bilhões – será concedida a 10 universidades que tenham se destacado e queiram aprimorar seu processo de governança.

A auditora ressaltou ainda a importância das parcerias público-privadas na Universidade, mas afirmou que o controle deve ser responsável e eficiente. Ela destacou a importância do envolvimento da comunidade com o projeto de governança. "Convido todos para fazer parte desse trabalho. Gostaria de colocar a auditoria à total disposição para qualquer um de vocês", convidou. Também foi apresentada proposta de curso que tratará sobre governança no setor público pelo Auditor-Adjunto Rodrigo Nascimento Santos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331