Maternidade-Escola Assis Chateaubriand promove I Semana da Prematuridade

Foto de casal olhando bebê na incubadora (Foto: Divulgação)Centro de Referência em atenção a bebês de alto risco, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) vai realizar, de 17 a 20 de novembro, a I Semana da Prematuridade. A abertura será às 9h desta terça-feira (17), no hall da MEAC. A programação inclui palestras, atividades educativas a pacientes e funcionários e orientações no pré-natal para a prevenção do parto prematuro.

"Vamos celebrar essa data com a divulgação de amplas questões ligadas à prematuridade, tanto aos profissionais, quanto às mães e demais familiares envolvidos no cuidado com o bebê", contextualiza Ana Paula Melo Façanha, coordenadora de Enfermagem da Neonatologia. O parto é considerado prematuro quando ocorre com menos de 37 semanas de gestação.

O 17 de novembro foi escolhido como o Dia Mundial da Prematuridade visando chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos no mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, nascem mais de 40 prematuros por hora, indicando uma taxa duas vezes maior que em alguns países europeus, o que o coloca na décima posição entre os países onde mais nascem prematuros.

O treinamento permanente dos profissionais de saúde sobre o que fazer nas situações de risco possibilita a prevenção mais efetiva e a orientação adequada às grávidas sobre o que evitar ao longo da gestação. Na MEAC, somente nos oito primeiros meses desse ano, nasceram 745 bebês prematuros.

O parto prematuro é 24 vezes mais comum em grávidas de mais de um bebê. As que possuem encurtamento do colo ou fetos com má formação têm cinco vezes mais probabilidade. Outros fatores de risco mais frequentes são sangramento vaginal, pré-natal com menos de seis consultas e infecções urinárias. Mulheres que já sofreram aborto em gestações anteriores também têm maior chance de entrar em trabalho de parto antes do tempo adequado.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.