Descartes Gadelha recebe título de Doutor Honoris Causa da UFC nesta sexta-feira (27)

Imagem: O artista plástico Descartes Gadelha receberá título de Doutor Honoris Causa da UFC (Foto: Jr. Panela)Nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica), o artista plástico Descartes Gadelha receberá o título de Doutor Honoris Causa da UFC, em reconhecimento "à grandeza de sua trajetória artística, marcada pela produção de um imaginário atento ao artístico e ao social, brotado da convivência com comunidades nordestinas marginalizadas e da leitura de seus comportamentos elementares de luta pela sobrevivência", como afirma o Prof. Jesualdo Farias que, quando Reitor, apresentou a proposta de concessão da homenagem.

Descartes Gadelha apresenta uma longa trajetória de exposições no Museu de Arte (MAUC) da UFC, sendo a primeira Civilização do Nordeste, em 1963. Seguiram-se Canindé: Canaã nordestina (1974); O santo, a fé, o homem e a terra (1983); Os catadores do Jangurussu (1989); De um alguém para outro alguém (1991); Cicatrizes submersas (1999); Iracemas, morenos e coca-colas (2004); O Caldeirão de fé (2008) e Retrospectiva (2013).

Descartes Gadelha também é escultor e músico. Ele é griô (mestre) do Maracatu Solar, idealizado pelo artista plástico em 2006 para resgatar as influências afro no ritmo nordestino.

Imagem: Obra de Descartes Gadelha que compõe o acervo do Museu de Arte da UFC (Foto: Rafael Cavalcante)DOAÇÃO – No dia 4 de setembro de 2014, foi oficializada a doação de 377 obras do acervo de Descartes Gadelha para a Universidade, que englobam todas as exposições realizadas no MAUC, equipamento que já havia instalado, em 2006, a Sala Descartes Gadelha. Ao doar suas obras, Descartes Gadelha concedeu, também, o direito de edição das imagens. O artista doou ainda todos os estudos de cenários e figurinos realizados para a peça Moacir das sete mortes. O então Reitor Jesualdo Farias agradeceu a "generosidade da doação de tão importante acervo".

PERTO DO POVO – O Prof. Pedro Eymar Barbosa Costa, Diretor do MAUC e relator do processo que propõe o título, observa que o artista "herdou do impressionismo o trabalho em campo e a liberdade plástica da pincelada. Do expressionismo recolheu e adotou o drama e a profundidade dos temas". E complementa: "Iniciou com as paisagens noturnas e, aos poucos, voltou-se para o homem, para o social, para as camadas mais simples do povo. Fez romarias com os devotos, perambulou pelas noites entre prostitutas e bêbados e morou no lixo com os catadores. Como um Dom Quixote, atordoa-se com a leitura de Os sertões e aponta seus sentidos para Canudos, onde assiste, com sua imaginação inquiridora, à formação dos primeiros aglomerados até a degola final dos últimos seguidores do Conselheiro", relata o Prof. Pedro Eymar.

A solenidade de entrega do título de Doutor Honoris Causa a Descartes Gadelha, que integra as comemorações dos 60 anos da UFC, será presidida pelo Reitor Henry de Holanda Campos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional  fones: 85 3366 7331 e 3366 7332