Reunião na Vice-Reitoria debate direitos humanos e combate ao racismo na Universidade

Imagem: Durante o encontro, também foram discutidos dois casos específicos de racismo na Universidade (Foto: Ribamar Neto)O Vice-Reitor no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, recebeu, na manhã desta terça-feira (24), um grupo de representantes de entidades ligadas à defesa de direitos humanos para discutir o combate ao racismo na UFC. O Fórum de Negros e Negras em Combate ao Racismo, formado por estudantes da UFC, e a Coordenadoria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial do Governo do Estado do Ceará entregaram ao Vice-Reitor dois documentos com propostas visando à superação de atitudes discriminatórias na Universidade.

O Prof. Custódio Almeida afirmou que a Administração Superior irá analisar os documentos e, então, encaminhar respostas à comunidade acadêmica e às entidades presentes à reunião.

Durante o encontro, também foram discutidos dois casos específicos de racismo na Universidade: um ocorrido em 2013, no Curso de Ciências Econômicas, e outro em 2015, no Curso de Engenharia de Pesca. Os casos serão apurados em processos individuais, respectivamente, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e na Comissão de Ética da UFC.

Veja mais fotos da reunião no Flickr da UFC

O Prof. Custódio Almeida reafirmou o engajamento da Universidade na luta pela democracia e pluralidade, comprometida com a construção de processos pedagógicos que visem à garantia de direitos humanos e no combate sem trégua a qualquer tipo de discriminação. O Vice-Reitor destacou que a Ouvidoria da UFC deve ser a porta de entrada para denúncias – o órgão é responsável por aconselhar sobre os encaminhamentos adequados para cada caso. Ele se comprometeu, ainda, com a consolidação e o funcionamento eficiente das instâncias envolvidas com a apuração de denúncias de racismos e outras violações de direitos humanos. Lembrou que o Reitor Henry Campos assinou portaria orientando sobre a instalação de uma Comissão Permanente de Direitos Humanos na Instituição. Além disso, desde 2014, tem sido ofertado um componente curricular interdisciplinar chamado Programa de Graduação Integrada, tratando de relações étnico-raciais, direitos humanos, questões ambientais e tecnocultura. Todos os estudantes de graduação da UFC podem cursá-lo.

A reunião de hoje havia sido solicitada na última sexta-feira (20) pelas entidades participantes. Além do Fórum de Negros e Negras em Combate ao Racismo e da Coordenadoria Especial de Promoção de Políticas de Igualdade Racial do Governo do Estado, estiveram presentes à reunião representantes do Escritório Frei Tito de Alencar, ligado à Assembleia Legislativa do Ceará; da Defensoria Pública do Estado do Ceará; da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza; o Ouvidor em exercício da UFC, Erick Araújo; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Manuel Furtado; o Assessor Especial do Gabinete do Reitor, Prof. Ciro Nogueira Filho; a representante da Comissão de Ética da UFC, Socorro Sousa; e o Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional, Prof. Nonato Lima.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331