Laboratório de Estudos da Violência realiza debate sobre conflitos sociais e crimes

Imagem: Cartaz do debate que será realizado dia 2 (Foto: Reprodução)O Laboratório de Estudos da Violência (LEV), grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC, promove, na quarta-feira (2), das 17h às 20h, o debate "Violência e conflitos sociais: uma análise do campo da segurança pública no Ceará". O evento será realizado no Auditório Luiz Gonzaga (área 3 do Centro de Humanidades, Av. da Universidade, 2995).

Segundo a organização do debate, o objetivo é compartilhar análises, interpretações e sugestões de pesquisadores da área, considerando o fato de que Fortaleza é uma das capitais com maior incidência de crimes violentos no Brasil. Temas como chacinas e a crise nos modelos policial e prisional serão debatidas.

Os palestrantes serão os professores Leonardo Sá e Fábio Paiva (ambos integrantes do LEV) e dois pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE): Glaucíria Brasil, do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (Labvida), e Geovani Jacó, do Laboratório de Estudos da Conflitualidade e Violência (Covio). A coordenação é do Prof. César Barreira, do Departamento de Ciências Sociais da UFC.

O encontro é o primeiro do Ciclo de Debates do LEV, que buscará, segundo os organizadores, "refletir sobre as práticas e as contradições socioculturais e institucionais de uma política pública de Estado cujas implicações para as tramas urbanas da metrópole podem ser deslindadas na vida cotidiana". O seminário é aberto ao público e, para participar, não é necessário inscrição. Mais informações pelo telefone 85 3366 7425 ou no site do LEV.

Fonte: Prof. Fábio Paiva, integrante do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) – fone: 85 3366 7425