Divisão de Portais Universitários lança quatro novos sites

Imagem: Página inicial do site da Biblioteca UniversitáriaTrabalhar os conceitos de arquitetura da informação para uma melhor experiência do usuário vem sendo a atividade da Divisão de Portais Universitários (DPU) da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC. Nas últimas duas semanas, a equipe da DPU lançou novas versões – mais modernas e interativas – dos sites dos cursos de Fisioterapia e Engenharia Metalúrgica, do Centro de Ciências Agrárias e da Biblioteca Universitária da UFC.

Como explica Samuel Fonseca, diretor da DPU, a atividade de reformulação dos sites da UFC integra um projeto iniciado em 2013. "Até o momento, foram lançados 27 sítios desenvolvidos na plataforma mais recente que seguem o modelo visual do Portal da UFC. Existem ainda pelo menos nove sítios desenvolvidos em uma versão antiga do gerenciador de conteúdo. Estamos trabalhando para atualizar todos as versões antigas para a nova e contamos ainda com as solicitações para sítios novos, que passam pelo planejamento da DPU/STI e seguem uma lista de prioridades", explica.

O foco de ações da equipe da DPU, nesses novos sites, esteve na disponibilização de informações mais visíveis e atraentes aos internautas, bem como acessíveis a diversos públicos. Segundo Sandra Rodrigues, servidora da divisão, um dos maiores desafios nesse processo de reformulação foi o site da Biblioteca Universitária. "Em conjunto com a equipe da Biblioteca procuramos pensar uma informação mais fácil de ser localizada, com mudanças que contemplassem também a pesquisa e a base de dados. Integramos a base Pergamum e redes sociais e uma das novidades foi a seção 'Perguntas Frequentes'. Tudo isso fizemos seguindo o padrão de acessibilidade do Portal da UFC", comenta.

Para conferir os novos sites, acesse: www.fisioterapia.ufc.br, www.cca.ufc.brwww.biblioteca.ufc.br e www.engmet.ufc.br.

Fonte: Divisão de Portais Universitários – fone: 85 3366 9991