Peça que retrata com humor a fecundação humana vence o I Seara Teatral

Imagem: Cena da peça "Tiro ao Óvulo""Tiro ao Óvulo", peça encenada por alunos da E.E.F.M. Walter de Sá Cavalcante, de Fortaleza, ganhou o prêmio de melhor espetáculo segundo o júri oficial do I Seara Teatral – Festival de Teatro Científico, evento que a Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica da UFC, realizou até esta sexta-feira (4).

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a mostra visou difundir a prática do teatro científico e estimular a curiosidade de alunos e professores pela ciência, cultura e tecnologia, através de apresentações de espetáculos teatrais produzidos por escolas da educação básica do Ceará.

"Tiro ao Óvulo" retratou a fisiologia da reprodução humana com muito humor, onde personagens como Hipocampo, Limbo, Epidídimo, gametas, dentre outros, são os "soldados envolvidos" numa "batalha" cujo único objetivo é fecundar o óvulo do organismo feminino. Com didática leve e explicativa, as ações teatrais da peça vão se desenvolvendo com naturalidade, fazendo com que a plateia também faça parte desta "batalha" da perpetuação da espécie humana. A direção e adaptação do texto são de Tonico Lacerda Cruz.

Os integrantes da peça "Tiro ao Óvulo" serão convidados a participar do Festival Nacional de Teatro Científico 2016, na Bahia. Os três melhores grupos em cada categoria se reapresentarão no Teatro da Seara da Ciência, em mostras abertas ao público. Todos os integrantes dos grupos receberão certificado de participação. Saiba mais sobre o evento na página do Grupo de Teatro da Seara no Facebook. Confira abaixo os nomes dos vencedores do I Seara Teatral:

Melhor Espetáculo – Júri Oficial
"Tiro ao Óvulo"
Melhor Espetáculo – Júri Popular
"Escravidão e Resistência", encenada pela Escola Municipal Governador Faustino De Albuquerque, de Fortaleza
Melhor Direção
Rogéria Viturino, por "Canto", encenada pela Escola Estadual de Educação Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva, de Horizonte
Melhor Texto Adaptado
Tonico Lacerda, por "Tiro ao Óvulo"
Melhor Texto Original
Augusto Cézar Tavares, por "Hipátia", encenada pela Escola Estadual de Educação Profissional Dona Creusa do Carmo Rocha, de Fortaleza
Melhor Cenografia
"Canto"
Melhor Figurino
"Tiro ao Óvulo"
Melhor Iluminação
"ID", encenada pela E.E.M. Governador Adauto Bezerra, de Fortaleza
Melhor Ator
Matheus Duarte Guerra, por "Canto"
Melhor Ator Coadjuvante
George Freitas, por "O Auto da Compadecida", encenada pela E.M.E.I.F. Professor Alvaro Costa, de Fortaleza
Melhor Atriz
Alyne Ramos, por "Tiro ao Óvulo"
Melhor Atriz Coadjuvante
Francisca Thais Pereira, Lourena Raquel de Lima e Maria Kerolaine de Sousa, por "Canto".

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9294