A Matemática na UFC

A Pós-Graduação em Matemática da UFC é pioneira no Brasil sendo, hoje, o único programa da área com conceito 6 (em uma escala que vai até 7) nas regiões Nordeste, Norte, Sul e Centro-Oeste, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Todos os demais cursos com conceito 6 ou 7 estão nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e no Distrito Federal.

"Nossa pós-graduação foi fundada com ajuda dos professores Elon Lima e Manfredo do Carmo, que, após terem formado os primeiros pesquisadores do atual Departamento de Matemática, migraram para o Rio de Janeiro, onde fundaram o IMPA. Pesquisadores cearenses como João Lucas M. Barbosa, Luquésio Jorge e Gervásio Colares, dentre outros, tomaram o impulso inicial e construíram um ambiente de pesquisa semelhante ao que existe de melhor no mundo, apesar de imensas dificuldades burocráticas e financeiras", afirma o Prof. Jorge Lira. Muitos dos egressos do departamento trabalham, atualmente, em universidades como Stanford, Paris XI, IMPA, dentre outras.

Fonte: Prof. Jorge Lira, do Departamento de Matemática e da organização do evento – fone: 85 99930 6091