Estudantes de Direito realizam júri simulado aberto ao público dia 14 de dezembro

Imagem: Jurista norte-americano Lon Fuller (1902-1978)Estudantes da Faculdade de Direito da UFC realizarão, no dia 14 de dezembro, júri simulado aberto ao público com base na obra O caso dos exploradores de cavernas, do jurista norte-americano Lon Fuller (1902-1978). Com participação gratuita, a simulação é destinada a estudantes de diversos cursos e instituições, já que as temáticas a serem discutidas envolvem assuntos interdisciplinares.

Promovida pelos alunos da disciplina Filosofia Geral e Epistemologia Jurídica, ministrada pelo Prof. Flávio Gonçalves, a atividade ocorrerá no Anfiteatro Prof. Willis Santiago Guerra, da Faculdade de Direito (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro), a partir das 7h.

O caso em julgamento discute um suposto crime de homicídio, praticado por quatro exploradores de cavernas (espeleólogos) contra um quinto membro do grupo, todos eles integrantes de uma sociedade amadora de espeleologia. Argumentos jurídicos, filosóficos, éticos e até mesmo elementos de outras ciências (Biologia, Medicina, Geologia etc.) estarão em discussão para fundamentar os debates entre acusação e defesa.

Os estudantes da disciplina foram instigados a montar, ao longo do semestre, os autos simulados, com prazos estipulados para a acusação e a defesa apresentarem seus argumentos e as respectivas provas. Os alunos participaram no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) de um fórum virtual sobre o caso. As atividades constituem uma metodologia ativa de aprendizagem e culminarão com a realização dos debates orais no júri simulado.

As inscrições dos participantes serão realizadas no próprio local do evento e aqueles que chegarem mais cedo poderão atuar como jurados(as). A participação no evento dará direito a declaração, cuja carga horária (duas horas/aula) é válida como atividade complementar para os estudantes de outros semestres.

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito – fone: 85 3366 7843