Cordão do Caroá agora se prepara para o Dia de Reis, hoje (6), às 19h

Imagem: Apresentação do Brincantes Cordão do Caroá na Reitoria da UFC (Foto: Divulgação)Será encerrado hoje, dia 6 de janeiro, a partir das 19h, o Ciclo Natalino 2015/2016 do programa de extensão Brincantes Cordão do Caroá. Nesse dia, centenas de pessoas se dirigem aos jardins da Reitoria para assistir ao espetáclo O apagar das Luzes da Reitoria, com recolhimento de prendas. Em seguida, o reisado brinca pelas ruas com os moradores, numa festa de muitas cores, luzes e bênçãos, saudando o ano que se inicia.

O Ciclo Natalino dos Brincantes, que teve início no último dia 1º de dezembro, quando o tradicional grupo de reisado da UFC promoveu sua "abertura de portas", já é um evento consolidado no calendário de fim de ano da Universidade e do bairro Benfica, com seus cortejos e apresentações na Reitoria, atraindo turistas e mobilizando públicos plurais.

O grupo está compondo uma nova formação de participantes e ampliando o alcance social através de uma programação cultural pública realizada nas ruas e praças do Ceará.

O objetivo dos Brincantes é difundir a tradicional brincadeira do reisado no Ceará, na perspectiva de fortalecer o corredor cultural do Benfica através de atividades educativas e comunitárias que propiciam o desenvolvimento das dimensões criativas e o aprimoramento das relações sociais e afetivas. Além disso, a proposta é desenvolver atividades de extensão para o incremento dos vínculos entre a comunidade universitária e o entorno do Campus do Benfica.

O Ciclo Natalino tem apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

Imagem: Apresentação do Brincantes Cordão do Caroá na Reitoria da UFC (Foto: Divulgação)Confira como foi o calendário de atividades:
– 1º de dezembro: o reisado abre suas portas para consagrar e coroar os participantes. Começa o Ciclo Natalino e as preparações para as atividades, edificando-se a memória dos saberes e práticas das culturas populares tradicionais cearenses. Horário e local: 18h30min, na sede do grupo Brincantes Cordão do Caroá (Av. da Universidade, 2910, Benfica);
– 24 de dezembro: o reisado marcha à procura da estrela do Oriente, que anuncia o nascimento do menino Jesus. Os reis magos caminham pelas ruas, cantam e louvam o nascimento, acompanhados por brincantes e admiradores da brincadeira que vem, a cada ano, sendo mantida e fortalecida no bairro Benfica. Horário de saída do cortejo: 18h, da sede do grupo Brincantes Cordão do Caroá;
– 26 de dezembro: o menino Jesus nasceu! O mundo está em festa. Cortejo em grande percurso pelas ruas do Benfica anunciando e louvando o nascimento do menino Deus. Saída: 18h, da sede do reisado Brincantes Cordão do Caroá;
– 6 de janeiro de 2016: é Dia de Reis! Realiza-se o espetáculo O apagar das Luzes da Reitoria, com recolhimento de prendas e o encerramento do Ciclo Natalino. Nesse momento centenas de pessoas se dirigem aos jardins da Reitoria da UFC para assistir ao espetáculo. Em seguida, o reisado brinca pelas ruas com os moradores, numa festa de muitas cores, luzes e bênçãos, saudando o ano que se inicia. Horário: 19h, nos jardins da Reitoria da UFC. Depois, segue-se em cortejo pelas ruas do bairro Benfica.

Fonte: Brincantes Cordão do Caroá – fones: 85 98783 1523 (Paulo Henrique Leitão), 85 98640 0323 (Rodrigo de Paulo) e 85 99697 2620 (Silvia Braga) / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.