UFC ofertará 6.288 vagas do Sisu 2016; inscrições vão até quinta-feira (14)

Na edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFC ofertará 6.288 vagas em 108 cursos de graduação presencial nos campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30, o edital com o cronograma da seleção. O período de inscrições será de 11 a 14 de janeiro, exclusivamente pelo site do Sisu.

As inscrições estarão abertas até às 23h59min do dia 14 de janeiro, no horário de Brasília. Ou seja, estudantes nos estados das regiões Norte e Nordeste, onde não há horário de verão, deverão ficar atentos a esse detalhe, para não correrem risco de ficar fora do Sisu 2016.

O resultado da Chamada Regular será liberado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão se matricular nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Após a Chamada Regular, o estudante poderá manifestar interesse em compor a Lista de Espera, unicamente para sua primeira opção de curso, entre os dias 18 e 29 de janeiro.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 e não ter zerado a redação. As notas individuais do exame serão divulgadas pelo MEC no dia 8 de janeiro.

SISU – O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela Internet.

Para se candidatar às vagas disponíveis no Sisu, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no ENEM, escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos e, se for o caso, a modalidade de cota. São selecionados os mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, turno, grau, sede e modalidade de concorrência.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes quiser. No entanto, é considerada somente a última inscrição concluída.

A UFC NO SISU – A UFC aderiu ao Sisu em 2010, com ingresso em 2011, já com 100% das vagas da graduação presencial. As oportunidades vêm sendo ampliadas a cada ano e nesta edição do Sisu serão ofertadas 50 vagas a mais do que em 2015. A novidade é o Curso de Engenharia de Minas, no Campus de Crateús, que iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2016.

Desde 2012, a UFC se destaca como a Instituição mais procurada do País no Sistema. Na edição anterior, a Universidade recebeu 187 mil inscrições, de acordo com o balanço final do Sisu 2015 elaborado pelo MEC.

O edital específico da UFC sobre a participação no Sisu 2016 deverá ser publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até o dia 10 de janeiro. Para auxiliar os candidatos com interesse em ingressar via Sisu na Instituição, a Prograd dispõe de um canal específico de informações, o site do Sisu na UFC.

Fonte: Prof. Miguel Franklin, coordenador do Sisu na UFC – fone: 85 3366 9410