UFC é a segunda melhor universidade do Norte e Nordeste, segundo o MEC

Imagem: A UFC registrou desempenho muito bom na avaliação dos cursos de graduação feita pelo Ministério da Educação (MEC) (Foto: Davi Pinheiro)A Universidade Federal do Ceará registrou desempenho muito bom na avaliação dos cursos de graduação feita pelo Ministério da Educação (MEC) no ano de 2014. A Universidade se manteve como a melhor do Ceará e a segunda no Norte e Nordeste, atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No ranking nacional, avançou da 24ª para a 21ª posição.

A Universidade garantiu o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo oitavo ano consecutivo, e sempre em crescimento no IGC contínuo, que partiu de 3,270 (em 2007) e chegou a 3,693 (2014). O resultado mantém a UFC no seleto grupo das instituições de excelência, que atingiram as faixas 4 e 5 no IGC, em uma escala que vai de 1 a 5.

Indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários, o IGC leva em conta a qualidade de cursos de graduação, por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrado e doutorado), através da nota Capes (avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

GRADUAÇÃO – O CPC, também divulgado pelo MEC, é uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, dentre elas o conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o desempenho dos concluintes. Cada área do conhecimento é contemplada de três em três anos. No ciclo avaliativo de 2014 foram classificados os cursos nas áreas de Ciências Exatas, Tecnológicas, Engenharias e licenciaturas.

Os cursos de Música (Sobral) e Engenharia Ambiental (Fortaleza) da UFC obtiveram conceito 5 no CPC, destacando-se como primeiro lugar geral do País em suas respectivas áreas. Também com conceito 5, o Curso de Letras-Inglês figurou como segundo lugar geral. Com CPC 4, também merecem destaque os cursos de Arquitetura e Urbanismo (quarto lugar) e Engenharia Química (quinto).

ENADE – Os cursos de Música (Sobral) e Tecnologia em Redes de Computadores (Quixadá) tiveram o melhor desempenho no País em suas áreas no Conceito Enade 2014. Destacaram-se ainda os cursos de Matemática (bacharelado), segundo melhor do País, e Ciência da Computação, terceiro melhor do País, ambos em Fortaleza.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9219