Sistema inovador de videoconferência é instalado nas 17 unidades acadêmicas

Imagem: A maioria das salas já está pronta para uso, com todo o sistema instalado (Imagem: CCSMI/UFC)A Universidade Federal do Ceará está concluindo a implantação de um projeto de infraestrutura digital que deve viabilizar um sistema de videoconferências na Reitoria e nas 17 unidades acadêmicas da Instituição. A iniciativa é da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e o Instituto UFC Virtual.

Com o novo sistema, todas as unidades acadêmicas poderão utilizar suas salas de videoconferência para defesas de trabalhos, palestras, reuniões administrativas e encontros de grupos de pesquisa.

O Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual, explica que o novo sistema permite o armazenamento das videoconferências por meio de backups que podem ser restritos a grupos internos da Universidade ou disponibilizados ao público externo. A "nuvem" poderá ser acessada pelo equipamento de compartilhamento de dados Storage. A expectativa é que o sistema funcione plenamente até o fim do primeiro semestre deste ano.

O Diretor do Instituto UFC Virtual explica ainda que pesquisadores e estudantes poderão acessar seus dados na "nuvem" (disco virtual) de qualquer lugar, inclusive de outros países. Uma das vantagens em relação a outros modelos de compartilhamento é que o sistema também vai permitir privacidade aos pesquisadores.

De acordo com o Prof. Augusto Albuquerque, da Pró-Reitoria de Planejamento, a Universidade também deve economizar recursos com reuniões não presenciais. "Muito tempo e recursos poderão ser poupados aos diretores dos campi para reuniões administrativas. Não se trata apenas das salas, mas de um sistema de salas integradas com os mais sofisticados recursos para gravação, disponibilização e acesso, além de alta qualidade do som e imagem", detalha. Os gestores poderão participar de reuniões quando estiverem em viagens por meio de tablets ou celulares.

Fonte: Prof. Mauro Pequeno, Diretor do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457