Reitor e Prefeito de Fortaleza discutem criação de unidades de saúde e de um Cuca

Imagem: A reunião com o prefeito Roberto Claudio ocorreu no Paço Municipal (Foto: Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza)O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, se reuniu com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no início da tarde da sexta-feira (5), no Paço Municipal, onde discutiram parcerias nas áreas de saúde e juventude, a serem implementadas no modelo de cogestão. Dentre as ações previstas, está a criação de uma unidade básica de saúde onde será desenvolvido um projeto-piloto de experiência-escola e capacitação médica, com a Faculdade de Medicina da UFC.

Também foi discutida a instalação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Bairro Rodolfo Teófilo e, ainda, a construção de um Cuca no Planalto Pici para funcionar como equipamento-escola.

O Prof. Henry Campos destacou a importância das parcerias. "O mérito maior de todas essas iniciativas é, primeiro, a conjunção de esforços na formação de futuros profissionais, através de uma formação com uma visão de mundo real. Poder inserir esses alunos nesses diferentes contextos tem sido uma característica da nossa articulação com a Prefeitura. Isso é extremamente saudável, pois permite uma melhor formação dos nossos alunos, garante oportunidade de pesquisa, cooperações técnicas, soluções locais para os problemas locais, sendo muito saudável e positivo”, afirmou o Reitor.

A secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, pontuou os ganhos da parceria. "O intuito é que a gente possa integrar a atenção primária com os profissionais nas unidades. Elas não vão servir só de assistência, mas para treinar, capacitar. Terá os dois olhares que a gente compreende como importante nos nossos equipamentos, do olhar da assistência, olhar para a população, mas também um espaço de aprendizado, não só para as melhorias dos processos, mas da capacidade intelectual dos futuros profissionais que um dia irão voltar a atuar na rede", completou. Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Fonte: Gabinete do Reitor – fones: 85 3366 7305 e 3366 7306