Reitor coordena GT que traçará plano das universidades de combate ao Aedes aegypti

Imagem: Representantes do Governo Federal, estados e municípios, além de instituições públicas e privadas, atenderam ao chamado para combater o Aedes aegypti (Foto: Isabelle Araújo/MEC)O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, irá coordenar grupo de trabalho (GT) nacional com instituições federais de ensino superior (IFES) para traçar um plano de combate das universidades contra o mosquito Aedes aegypti – que além do vírus zika pode transmitir dengue e febre chikungunya.

A iniciativa faz parte do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, do Ministério da Educação (MEC), assinado na quinta-feira (4), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Um total de 20 entidades aderiu ao Pacto, entre elas a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes).

Com o Pacto, o MEC pretende usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação do zika. "Somos 60 milhões de pessoas na educação. Não há nenhuma estrutura na sociedade brasileira que esteja organizada, com mais de 200 mil salas de aula, em coletivos organizados, onde a informação pode chegar e onde temos força para mobilizar um efetivo que pode chegar a 150 milhões de brasileiros que têm uma relação direta com a escola", afirmou o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Segundo o Prof. Henry Campos, que irá coordenar o GT das universidades, a ideia é que as instituições implementem atividades práticas e educacionais. "Cada universidade vai dar o seu melhor. A ideia é fazer um trabalho censitário, de acompanhamento da evolução do número de ocorrências, verificar se os casos de microcefalia podem ser atribuídos ao vírus zika, realizar campanhas permanentes, desenvolver pesquisas, buscar vacinas, traçar estratégias", explicou o Reitor.

Na quinta-feira (11), às 14h, grupo da UFC irá discutir como a Instituição poderá contribuir nesse desafio. O Prof. Henry Campos afirmou, ainda, que o GT nacional deverá apresentar um primeiro plano de ação já na próxima reunião da Andifes, marcada para 25 de fevereiro. Com informações do MEC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331