Reitor em exercício participa da 14ª Integração de Convocados da Ebserh

Imagem: Prof. Custódio de Almeida saúda os 120 profissionais que tomaram posseO Vice-Reitor da UFC no exercício da Reitoria, Prof. Custódio Almeida, e o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade, Prof. Serafim Ferraz, participaram, na última terça-feira (1º), da 14ª Solenidade de Abertura das Atividades de Integração dos Novos Convocados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para o Complexo Hospitalar da UFC.

Na oportunidade, 120 profissionais tomaram posse como empregados públicos dos Hospitais Universitários Federais do Ceará – Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).

Em seu pronunciamento, o Prof. Custódio Almeida reforçou a importância da parceria da Universidade com a Ebserh. "(A Ebserh) É uma empresa que a gente quer que dê muito certo. Vocês estão encontrando uma organização que está compondo o seu primeiro quadro funcional, com uma gestão cada vez mais azeitada, ou seja, com toda a estrutura de trabalhar por melhores condições para os hospitais universitários federais. Juntando a isso, é importante que cada um que aqui está trabalhe com o coração afável, uma doçura no olhar e o compromisso com a coisa pública. Assim, vamos avançar", disse o Vice-Reitor.

O Prof. Serafim Ferraz, por sua vez, afirmou acreditar no projeto Ebserh desde 2013, quando foi apresentado a ele pela primeira vez. "Sou apaixonado por esse projeto (da Ebserh) desde o começo. Ele veio solucionar dificuldades que existem há mais de 30 anos dentro dos hospitais universitários federais. Trata-se de um projeto do presente e do futuro, pela inovação que propõe em gestão pública", avaliou o Pró-Reitor.

Já o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Prof. Luciano Moreira, deu as boas-vindas e apresentou as potencialidades dos hospitais aos novos colaboradores. "Aqui, temos ensino, pesquisa e extensão. E vocês podem se envolver com um desses pilares da Universidade. Vocês vão trabalhar para alunos, professores e pacientes. Entendam que passam a integrar hospitais de referência, de alta complexidade", pontuou.

Imagem: Prof. Custódio de Almeida saúda os 120 profissionais que tomaram posse (foto: Divulgação)Com os 120 profissionais que iniciaram as atividades de integração nesta terça-feira, passa a 1.627 o número de colaboradores da Ebserh no Complexo Hospitalar da UFC. A 14ª Integração da Ebserh segue até quinta-feira (3). No primeiro dia, os convocados tiveram acesso a informações sobre a estrutura da Ebserh, contrato e relações de trabalho e fizeram a escolha das escalas de trabalho. Quarta (2) e quinta-feira (3), será a vez de conhecer e tirar dúvidas sobre aspectos trabalhistas, capacitação, avaliação de desempenho, segurança e saúde ocupacional, protocolos de segurança do paciente e gerência de riscos hospitalares.

REESTRUTURAÇÃO DOS HOSPITAIS – A criação da Ebserh integra um conjunto de ações empreendidas pelo Governo Federal para recuperar os hospitais vinculados às universidades federais. Desde 2010, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado pelo Decreto nº 7.082, foram adotadas medidas que contemplam a reestruturação física e tecnológica das unidades, com a modernização do parque tecnológico; a revisão do financiamento da rede, com aumento progressivo do orçamento destinado às instituições; a melhoria dos processos de gestão; a recuperação do quadro de recursos humanos dos hospitais; e o aprimoramento das atividades hospitalares vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como à assistência à saúde.

Com a finalidade de dar prosseguimento ao processo de recuperação dos hospitais universitários federais, foi criada, em 2011, por meio da Lei nº 12.550, a Ebserh, uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação. Com isso, a empresa passa a ser o órgão do MEC responsável pela gestão do programa de reestruturação e que, por meio de contrato firmado com as universidades federais que assim optarem, atuará no sentido de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais, preservando e reforçando o papel estratégico desempenhado por essas unidades de centros de formação de profissionais na área da saúde e de prestação de assistência à saúde da população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Ebserh no Complexo Hospitalar da UFC – fone: 85 3366 8183