Curso de Enfermagem inicia comemorações de 40 anos com homenagens

Imagem: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, participou do evento (Foto: Viktor Braga)O Curso de Enfermagem da UFC deu início, na noite da última terça-feira (1º), às comemorações de seus 40 anos de criação. Na solenidade, receberam homenagens profissionais que contribuíram com sua consolidação, bem como aqueles que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação (ensino, pesquisa, gestão, extensão). Na ocasião, foi prestada homenagem póstuma à Profª Grasiela Teixeira Barroso, considerada a fundadora do curso.

O Prof. Leonardo Monteiro, presidente do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), abriu as atividades dizendo da satisfação em receber no auditório da entidade um evento tão significativo, que assinala quatro décadas da existência da Enfermagem na UFC, considerada referência de qualidade para todo o País.

O Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor da UFC no exercício da Reitoria, observou que a Universidade, de modo geral, busca a virtude intelectual e que, para ele, o ponto marcante da Enfermagem é a busca pela virtude vivencial. "Aliando o saber técnico à virtude vivencial, vocês se tornam os guardiões do coração", assegurou o Vice-Reitor.

A história do Curso de Enfermagem foi tema da fala da Profª Neiva Cunha Vieira, que recordou desde os primeiros anos, quando nem sede própria tinham e os alunos assistiam às aulas em salas emprestadas, até os dias de hoje, quando essa graduação já entregou ao mercado cearense, nacional e internacional um total de 1.795 profissionais.

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

HOMENAGENS – O reconhecimento do trabalho dos que engrandecem o Curso de Enfermagem e a profissão de enfermeiro foi traduzido em homenagem, com entrega de certificados. Além da Profª Grasiela Teixeira Barroso, representada por seus filhos Eugênia e Vicente, também foram homenageadas as professoras Escolástica Rejane Ferreira Moura, Maira di Ciero Miranda, Maria de Fátima de Aragão Arrais, Marta Maria Coelho Damasceno, Ana Karina Bezerra Pinheiro, Lígia Barros Costa, Maria do Socorro Sherlock e Andrea Gomes Linard.

Entre os funcionários, receberam o certificado Jacqueline de Vasconcelos Rego e Joelina Eline de Freitas Veras. Também foram homenageadas as colaboradores Antônia Alves Sampaio, Jucilene Alves Veloso e Walma Laena Teixeira Costa.

Imagem: Curso de Enfermagem da UFC deu início às comemorações de seus 40 anos de criação (Foto: Viktor Braga)MATURIDADE E DESAFIO – "Completar 40 anos é atingir a maturidade", admitiu a Profª Neiva Vieira ao traçar a trajetória do Curso de Enfermagem, ressaltando o "coletivo de bons semeadores em seus primórdios". Embora admita que o curso tem muito a celebrar, reconhece que "são muitos os desafios pela frente".

Sempre tendo como tema a excelência do Curso de Enfermagem e dos profissionais ali formados – a graduação está entre as nove melhores do Brasil e a pós-graduação recebeu nota 5 da Capes –, falaram também, no evento, Eucléa Gomes Vale, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará (ABEN-CE) e da Academia Cearense de Enfermagem; a Profª Vera Lúcia Leitão Cardoso, Chefe do Departamento de Enfermagem; e Wesley Sousa, presidente do Centro Acadêmico Grasiela Barroso.

A programação das comemorações dos 40 anos do Curso de Enfermagem prosseguirá ao longo deste ano. Na noite desta terça-feira (1º), a mesa que conduziu os trabalhos teve a seguinte composição: Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria; Profª Lidiany Karla, diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE); Profª Viviane Martins da Silva, coordenadora do Curso de Enfermagem; Profª Elisangela Teixeira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; Prof. Leonardo Almeida Monteiro, presidente da ADUFC-Sindicato; enfermeira Euclea Gomes Vales, presidente da ABEN-CE; e Oswaldo Albuquerque Filho, presidente do CRE-CE.

Fonte: Profª Viviane Silva, coordenadora do Curso de Enfermagem da UFC – fone: 85 3366 8006 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.