Livro sobre projeto Um Computador por Aluno será lançado nesta terça-feira (22)

Imagem: O livro será lançado nesta terça-feira, às 19h (Imagem: divulgação)Será lançado nesta terça-feira (22) o livro Lições do Projeto Um Computador por Aluno: estudos e pesquisas no contexto da escola pública. O evento de lançamento, aberto ao público, ocorre no espaço cultural do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), às 19h.

O livro resulta de ações desenvolvidas no Ceará, em Sergipe e em Minas Gerais. É composto de 10 capítulos produzidos por pesquisadores vinculados a diferentes universidades brasileiras, entre elas a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), além de outras.

A obra foi organizada pelos professores José Aires de Castro Filho, Maria Auricélia da Silva e Dennys Leite Maia. Segundo os organizadores, os relatos de estudos e pesquisas contidos ilustram a riqueza das experiências gestadas no projeto, iniciado em 2010, e que ainda rendem ações diferenciadas para as escolas participantes. De acordo com eles, a ideia é que as ações pesquisadas sirvam de suporte para outras experiências de informática educativa no Brasil.

SOBRE O PROJETO – O projeto Um Computador por Aluno (UCA) foi implantado com o objetivo de intensificar as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.

Esse projeto complementou as ações do Ministério da Educação (MEC) referentes a tecnologias na educação, em especial os laboratórios de informática, produção e disponibilização de objetivos educacionais na Internet, promovendo o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.

Fonte: Prof. José Aires de Castro Filho, vice-diretor do Instituto UFC Virtual – fone: 85 3366 9457