Saúde Cidadã abre as portas da Maternidade-Escola e oferece serviços à comunidade

Imagem: Dedo sendo perfurado em teste rápido para detecção de HIVA Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do Complexo Hospitalar da UFC ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, nesta quinta-feira (7), uma manhã de prestação de serviços à comunidade, por ocasião do Dia Mundial da Saúde.

Cerca de 120 profissionais de diferentes instituições estão mobilizados para a educação em saúde da mulher e do bebê e serviços como vacinação, testagem rápida de sífilis e HIV, corte de cabelo masculino e emissão de primeira via de RG e CPF. O evento será realizado das 7h às 13h, na Praça das Mangueiras, ao lado da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC (Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

"O Projeto Saúde Cidadã tem por objetivo realizar um dia de mobilização em saúde promovendo acesso à informação e serviços voltados à comunidade residente na área de abrangência do complexo hospitalar, usuários e colaboradores dos Hospitais Universitários", explica Edilene Ribeiro, Ouvidora da MEAC, idealizadora do evento. Para tanto, além da MEAC, participarão a Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura de Fortaleza, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará e o Senac, com apoio do North Shopping.

O evento vai promover campanhas de incentivo à vacinação e doação de sangue, realizar o registro civil de nascimento, emitir identidade e CPF, estimular a prática do aleitamento materno e a doação de leite humano; incentivar e informar sobre a prevenção ginecológica e do câncer de mama; mobilizar a comunidade quanto à participação social; sensibilizá-la sobre a importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável, promover o parto normal humanizado e o combate à violência sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

Podem participar pacientes e acompanhantes de internados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na MEAC, além dos residentes no entorno da comunidade hospitalar (bairros Rodolfo Teófilo, Parque Araxá, Parquelândia, Damas, Pan-Americano, Bela Vista, São Gerardo e adjacências) e demais interessados. É também uma oportunidade de esclarecer sobre o acesso a consultas e tratamentos nos hospitais universitários, que são unidades de atenção terciária, ou seja, atendem via encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde.

Confira a programação completa dos serviços e estandes informativos e educativos disponíveis no evento no site da MEAC.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh – fones: 85 3366 8577 / 98720 3318