Manfredo Oliveira recebe título de Professor Emérito da UFC nesta quinta-feira (28)

Imagem: Manfredo Araújo de Oliveira é docente titular do Departamento de Filosofia (Foto: Reprodução Youtube)Manfredo Araújo de Oliveira, docente titular do Curso de Filosofia, receberá, nesta quinta-feira (28), o título de Professor Emérito da UFC, a ser entregue pelo Reitor Henry de Holanda Campos e pelo Diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Prof. Sandro Thomaz Gouveia. A solenidade será realizada no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), às 19h.

A concessão do título ao Prof. Manfredo Oliveira foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) ainda em 2013, "em reconhecimento à sua dedicação e aos relevantes serviços prestados como docente da Universidade Federal do Ceará".

O pesquisador é referência nacional na área de Filosofia, com ênfase em Ética, e autor de dezenas de publicações, como A Filosofia na crise da modernidade (1989); Correntes Fundamentais da Ética Contemporânea (2009); Ética, Direito e Democracia (2010); A religião na sociedade urbana e pluralista (2013) e, mais recentemente, A ontologia em debate no pensamento contemporâneo (2014), além de outras dezenas de artigos e capítulos de livros.

Dentre as disciplinas já ministradas por ele estão Filosofia Contemporânea, Filosofia Transcendental Pragmática e Correntes Modernas da Filosofia das Ciências.

O Prof. Manfredo Oliveira é graduado pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1962), mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Itália (1966), e doutor em Filosofia pela Universidade Ludwig-Maximilian de Munique, Alemanha (1971). Atualmente, é presidente da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital).

Fonte: Cerimonial da UFC – fone: 85 3366 7313