Curso de Fiscalização e Gestão de Contratos segue até sexta-feira (29), na Reitoria

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, falou na abertura do curso tendo ao lado a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Correa (Foto: Viktor Braga/UFC)Teve início na tarde desta segunda-feira (25), no auditório da Reitoria, a primeira edição do Curso de Fiscalização e Gestão de Contratos, uma iniciativa da Pró-Reitoria de Administração, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep). A atividade segue até sexta-feira (29) e tem como objetivo orientar sobre o papel do gestor de contratos administrativos, destacando a importância da padronização para o bom funcionamento da Universidade.

O Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, esteve na abertura do evento, ocasião na qual destacou a relevância da boa atuação do fiscal de contratos para a gestão. "A gente tem evoluído muito nos nossos processos de trabalho e temos, inclusive, recebido elogios dos órgãos de controle. Essa política de capacitação e de aprimoramento da gestão é uma prioridade da administração. É muito importante o papel do fiscal de contratos e peço a cada um de vocês que tenha rigor nesse trabalho, pois somos mantidos por recursos públicos e precisamos zelar por eles. Essa é uma contribuição que vocês darão à Universidade para que possamos andar no caminho certo", afirmou.

PADRONIZAÇÃO NA GESTÃO – Cerca de 100 servidores participam da formação, transmitida via videoconferência para os campi de Crateús, Quixadá, Russas e Sobral. Ministrado pela Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Correa, e pela diretora de controle interno, Profª Sueli Cavalcante, o curso tem como base o Manual de Fiscalização e Gestão de Contratos da UFC, publicado em 2014. "É uma exigência de lei: todos os contratos da administração pública têm que ter um gestor, é um interesse coletivo. Na UFC, isso era uma demanda antiga que era preciso aprimorar; tínhamos fiscais, mas essas ações não estavam sistematizadas como hoje. Percebendo isso criamos o Manual de Gestão de Contratos para que pudéssemos tornar mais dinâmico esse trabalho aos servidores. Tivemos que sistematizar, pois as fiscalizações de contrato estão na Universidade toda. Hoje são cerca de 700 contratos ativos na UFC", explica a Profª Denise Correa.

Imagem: Servidores no auditório da Reitoria da UFCAinda segundo a Pró-Reitora, a ideia é que essa capacitação se expanda na formação de novos fiscais. "Essa é a primeira turma, mas queremos colocar isso de forma continuada, formar multiplicadores e colocar esse curso na plataforma de capacitação da Progep", comenta.

Fiscal de contratos há três anos, a servidora Socorro Ximenes, da Progep, é uma das que integram o público da formação. "Acho muito importante esse curso, principalmente para quem vai começar a ser fiscal agora, porque é um trabalho de muita responsabilidade", avalia sobre a iniciativa.

Para Paloma Lira, também servidora na Progep e que participa do curso para atuar como fiscal posteriormente, a ação traz maior solidez de conhecimentos para a gestão de contratos. "Você tem que administrar o contrato com base na legislação que possa lhe amparar e, com isso, surgem as dúvidas. Com esse curso de formação, você já fica preparado para cumprir a lei da maneira que tem que ser", destaca.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936