UFC dobra sua capacidade de Internet e passa a ser a 2ª do Nordeste a ter link de 2 Gbps

Imagem: Aumento na capacidade do link melhora vários serviços na UFC (Imagem: reprodução da Internet)A Universidade Federal do Ceará dobrou a capacidade de seu link de Internet, passando de 1 para 2 gigabits por segundo e se tornando a única instituição ligada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) do Ceará e a segunda do Nordeste a operar com essa capacidade.

"A capacidade de 1 Gbps já é significativa e em poucas ocasiões chegamos a atingi-la totalmente. Mas em alguns horários de pico, chegamos próximo a isso, o que podia tornar o tráfego de dados mais lento. Com a ampliação, passamos a ter uma capacidade como poucas instituições do Brasil têm", explica o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Prof. Joaquim Bento.

A Internet nas universidades federais – instituições que naturalmente trabalham com grande volume de transmissão de dados – é garantida pela RNP, organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A entrada da Rede no Ceará, inclusive, se dá por um ponto instalado no Campus do Pici.

De lá, a banda é distribuída para os vários setores da Universidade, por meio do backbone da STI e da rede óptica metropolitana GigaFOR. O diretor da STI esclarece, no entanto, que a velocidade da rede interna depende da existência de estrutura adequada nas unidades.

Imagem: Diretor da STI, Joaquim Bento, explica que o avanço é resultado de parceria entre a Secretaria, a RNP-CE e o Instituto UFC Virtual (Foto: Rafael Cavalcante/UFC)O Prof. Joaquim Bento destaca que o avanço foi resultado da parceria entre a STI, a RNP-CE e o Instituto UFC Virtual. A nova capacidade de 2 Gbps pode vir a ser ampliada no futuro, atingindo 10 Gbps.

A Universidade tem um total de sete pontos conectados em Fortaleza através da GigaFOR (Pici, Reitoria, Saúde, Labomar, FEAAC, Faculdade de Direito e Casa de José de Alencar). É possível monitorar o consumo e o uso da banda por meio da página www.pop-ce.rnp.br, clicando na aba Monitoramento.

Fonte: Secretaria de Tecnologia da Informação – fone: 85 3366 9985