Grupo de Estudos Semióticos retoma ciclo de palestras a partir de segunda-feira (2)

Imagem: Logomarca do SemioceO Grupo de Estudos Semióticos da UFC (Semioce) retoma, em maio, o cronograma de atividades abertas ao público. O primeiro evento ocorre segunda-feira (2), às 14h, na sala de defesas do bloco da Pós-Graduação em Linguística (área 1 do Centro de Humanidades – Av. da Universidade, 2783, Benfica). Na ocasião, haverá palestra da Profª Maria Giulia Dondero, da Universidade de Liège, na Bélgica.

A palestra é intitulada "La théorie de l’énonciation dans le langage visuel des arts et des sciences" (A teoria da enunciação na linguagem visual da arte e da ciência, em livre tradução). Com essa temática, Dondero promoverá discussões com base em suas pesquisas em semiótica visual. Ela é autora de diversas publicações na área e tem realizado projetos de pesquisa em comunicação visual com foco no status semiótico de imagens artísticas, científicas e religiosas.

Na sexta-feira (6), o Semioce recebe o Prof. Waldir Beividas, do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo (USP). Beividas é considerado um dos mais renomados pesquisadores em semiótica no Brasil e deve proferir a palestra intitulada "Teoria semiótica como epistemologia imanente: uma terceira via do conhecimento". A palestra também ocorre no bloco da Pós-Graduação em Linguística, na sala de pesquisa 2.

Ambos os eventos são gratuitos, abertos à participação do público em geral. Não há necessidade de inscrição prévia. Haverá certificado para os participantes. Mais informações pelo telefone 85 3366 7624 ou no site do Semioce.

SOBRE O SEMIOCE – O Grupo de Estudos Semióticos da UFC existe há nove anos e reúne pesquisadores e estudantes interessados em semiótica. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade, o projeto é coordenado pelos professores José Américo Bezerra Saraiva e Ricardo Lopes Leite. O grupo mantém encontros semanais e investe na permeabilidade entre a semiótica e outras disciplinas, com foco na geração do sentido. O Ciclo de Palestras do Semioce recebe diferentes pesquisadores nacionais e internacionais todos os anos. Algumas palestras podem ser acessadas no site do grupo.

Fonte: Paulo Jefferson Barreto, membro do Semioce – fone: 85 3366 7624 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.