PET-Saúde lança livro com experiências de alunos em comunidades de Fortaleza

Imagem: Livro traz experiências de bolsistas do PET-Saúde em postos de Fortaleza O PET-Saúde da UFC lançará, na próxima terça-feira (3), o livro Ensino na saúde: aproximação, teoria e prática, resultado das experiências de Comunidades de Prática realizadas pelos alunos do projeto. O evento ocorrerá a partir das 20h na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica).

O livro conta com mais de 90 autores entre discentes, docentes e atores da comunidade e foi elaborado por iniciativa dos professores Maria Fátima Maciel Araújo (aposentada pelo Departamento de Enfermagem), Paulo Sérgio Dourado Arrais (Departamento de Farmácia) e Renata de Sousa Alves (Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas).

A publicação traz experiências de um grupo de alunos bolsistas de todas as áreas de saúde da UFC e alguns discentes voluntários, que foram inseridos em postos de saúde do município de Fortaleza. "Chamamos de Comunidades de Prática, pois havia reuniões semanais em que os alunos traziam as impressões do campo e, conjuntamente com os professores e preceptores do município (médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, psicólogos etc.), os capítulos iam sendo construídos e refinados", explica a Profª Renata de Sousa Alves, uma das organizadoras da publicação.

O evento contará com a participação dos autores e organizadores do livro, cujo lançamento oficial será feito pelo Prof. Antônio Guimarães, da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura, que foi apoiador do projeto. Durante a cerimônia, haverá apresentações culturais dos próprios autores.

O PET-Saúde envolve os cursos de graduação de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Psicologia e Educação Física e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. O objetivo é fortalecer as ações no nível da atenção primária em saúde.

Fonte: Prof. Renata de Sousa Alves, organizadora do livro – fone: 85 98604 3833