Relatório de Gestão 2015 é aprovado e destaca planejamento e governança

Imagem: Consuni esteve reunido na manhã desta sexta-feira (29) (Foto: Jr. Panela/UFC)O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (29), o relatório de gestão relativo ao exercício de 2015 da Universidade Federal do Ceará. O documento é uma peça de 270 páginas, com prestação de contas das diversas ações desenvolvidas pela Universidade, metas e resultados alcançados, bem como recursos disponibilizados e aplicados.

A apresentação foi feita pelo Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira, que destacou o fato de o documento ter passado por uma série de modificações para melhor este ano. "É uma radiografia do que acontece na Universidade", destacou.

"Essa é a peça pela qual somos monitorados pelo Tribunal de Contas da União em termos de resultado", explica o Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, Prof. Augusto Albuquerque, que coordenou o trabalho de levantamento de dados. Para ele, o panorama apresentado pelo relatório de contas mostra uma universidade investindo em governança e profissionalização da gestão. "A Universidade entende que tem de passar por essa transformação porque, para garantir mais eficiência do trabalho, é preciso assegurar que todos os processos sejam otimizados no dia a dia", completa.

O relatório destaca o fato de a UFC ter promovido um realinhamento estratégico do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ano passado, com a definição de 17 objetivos estratégicos e a criação de um comitê que passa a fazer o monitoramento das ações desenvolvidas a partir desses objetivos.

Imagem: Prof. Ernesto Pitombeira, Pró-Reitor de Planejamento da UFCAlém das definições de planejamento da UFC, é possível encontrar no arquivo a avaliação da execução física e financeira das ações previstas na Lei Orçamentária; apresentação de indicadores de desempenho; resultados relacionados a cada uma das unidades acadêmicas; análise das estruturas de governança; transparência e relacionamento com a sociedade, inclusive com pesquisa de satisfação de alguns serviços oferecidos; gestão de infraestrutura, de tecnologia de informação e ambiental, entre outras informações.

A íntegra do documento estará disponível, a partir da próxima semana, no Portal da UFC. Desde o ano passado, o material está sendo publicado em capítulos para facilitar a consulta.

O Prof. Pitombeira destaca que, no Portal da UFC, é possível ter acesso aos relatórios de gestão da Universidade desde 2003 e fazer comparação entre eles. "Nós, que fazemos parte da Universidade, nem sempre percebemos com clareza, mas tenho andado em algumas unidades, como o Centro de Humanidades, e fiquei muito satisfeito de, sob o ponto de vista da estrutura – nem vou falar do ponto de vista acadêmico, que é inconteste –, verificar a evolução da Universidade", disse, durante a reunião.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento – fone: 85 3366 7348