Consuni reafirma criação de cinco cursos de pós-graduação

Imagem: Consuni esteve reunido na manhã desta sexta-feira (29) (Foto: Jr. Panela/UFC)O Conselho Universitário (Consuni) aprovou, nesta sexta-feira (29), a criação de cinco cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Ceará: o Programa de Doutorado em Biotecnologia, do Campus de Sobral; o Mestrado Acadêmico em Ciências do Movimento Humano, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes); o Mestrado Acadêmico em Sistemas e Mídias Digitais, do Instituto UFC Virtual; o Mestrado em Computação, do Campus de Quixadá; e o Mestrado Acadêmico em Antropologia, do Centro de Humanidades. Todas as votações foram por unanimidade.

Todos os programas já haviam tido seus projetos pedagógicos aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), no último dia 20. Para poder iniciar suas atividades, os programas aprovados ainda precisam obter parecer favorável da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Durante os debates sobre a criação dos programas, o Prof. Vicente Pinto, Diretor do Campus da UFC em Sobral um dos integrantes do Consuni, destacou que se trata de uma importante conquista do processo de interiorização da Universidade. "Será o primeiro programa de doutorado implantado fora da Capital em todo o Norte e Nordeste", disse.

No caso do Mestrado em Ciências do Movimento Humano, o Prof. Antônio Barroso Lima destacou que, uma vez aprovado pela Capes, ele será implantado com uma equipe de pesquisadores tanto do Curso de Educação Física como do Curso de Fisioterapia.

O Prof. Mauro Pequeno, diretor da UFC Virtual, lembrou que o Mestrado em Sistemas e Mídias Digitais é um curso novo, que integra Design, Comunicação e Computação em uma só plataforma e que houve grande procura quando da criação do curso de graduação. "O mestrado será nosso segundo degrau e o terceiro, quando chegarmos ao doutorado".

O Mestrado em Antropologia deve ser criado em associação com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O Prof. César Barreira destacou o fato e disse que, com a associação, o curso já nasceria forte. Ele lembrou ainda o fato de o atual Departamento de Ciências Sociais ter tido origem no antigo Instituto de Antropologia, fundado em 1958 por Thomaz Pompeu.

Já o Prof. Davi Romero ressaltou a importância do Mestrado em Computação em Quixadá para a consolidação do projeto de expansão da Universidade para o Interior. "A UFC sabe bem para onde está indo. Todos os cursos foram pensados para ser de excelência", disse.

Fonte: Prof. Antônio Gomes, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – fone: 85 3366 9943