Docentes e técnicos são capacitados no 1º Curso de Fiscalização e Gestão de Contratos da UFC

Imagem: O diretor do Departamento de Contratos e Execução Orçamentária da Pró-Reitoria de Administração, Luiz Damázio Pereira de Aquino, ministrou módulo prático de consulta de saldo de empenho dos sistemas SIAFI e SIASGUma plena imersão nos procedimentos e ferramentas necessários para a atividade de fiscalização de contratos foi o que proporcionou a primeira edição do Curso de Fiscalização e Gestão de Contratos da UFC. Iniciativa da Pró-Reitoria de Administração, em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a atividade teve fim na manhã desta sexta-feira (29) com o saldo de mais de 100 servidores capacitados para a atividade, entre técnico-administrativos e docentes.

"Superamos as nossas expectativas, temos até pessoas ligando para saber quando será a próxima edição do curso", afirmou a Pró-Reitora de Administração, Profª Denise Correa. Pensando nessa demanda, a pró-reitoria colheu opiniões e sugestões dos participantes, via formulário, para as próximas capacitações. "A ideia é que seja oferecido cada vez melhor", destacou. A perspectiva é que, além das formações presenciais, o curso integre a plataforma de capacitação da Progep.

FORMAÇÃO ESSENCIAL – Um público diverso e atento conferiu o Curso de Fiscalização e Gestão de Contratos, que englobou tanto servidores que já atuam na gestão de contratos como novos fiscais. Para Jorge Barbosa Lima, coordenador de projetos de obras da Superintendência de Infraestrutura da UFC (UFC Infra), a formação foi essencial para uma otimização das atividades da unidade administrativa. "Vejo de uma maneira muito positiva esse curso na medida em que traz aos fiscais uma aproximação maior com a parte de gerenciamento de contratos. Aqui foi importante tomar conhecimento dos processos, principalmente nessa fase de como operar os sistemas do Governo Federal", declarou.

Imagem: Servidores atentos no curso realizado no auditório da ReitoriaDe acordo com Sidney Braga, contador da Auditoria Geral, o curso trouxe a possibilidade de um maior planejamento nos procedimentos de gestão de recursos adotados pela Universidade. "Para nós da auditoria é de grande relevância porque são procedimentos que passam a ser adotados para se evitar tanto erros na fiscalização quanto na execução dos contratos. Com isso, evita-se problemas futuros e prejuízos à administração pública nas fiscalizações do órgãos externos como TCU, CGU e da própria Auditoria Geral", afirmou.

Já na avaliação do docente do Curso de Odontologia e coordenador do Núcleo de Defeitos da Face (NUFACE), Prof. Wagner Negreiros, o curso foi elucidativo para os professores em atividades de gestão na Instituição. "Achei o curso muito rico de informações, principalmente para mim que tenho a formação de dentista e não sou treinado nessa área. Agora estou em uma situação de gestão e foi um pontapé inicial muito importante para as minhas atividades. Pretendo replicar isso com os colegas, pois é importante que o professor tenha esse conhecimento mais prático sobre  aquisição de materiais", avaliou.

A experiência também foi bastante proveitosa para administradora Anne Araújo, do Campus de Sobral. "Nós somos novos na Universidade e estamos distante de Fortaleza, mas temos a responsabilidade de fiscalizar os contratos, seguindo as exigências da CGU e do TCU. Então, antes, ficávamos inseguros com algumas questões. Agora, estamos mais seguros e motivados, e recebemos manual e apostila, podemos agora sempre pesquisar quando tivermos dúvidas", afirma a diretora.

Juntamente a ela, outros três servidores do Campus de Sobral participaram do curso, por meio de videoconferência, que atingiu também servidores do Campus de Quixadá. "Considero esse recurso muito positivo, porque pudemos trabalhar normalmente no setor pela manhã e, à tarde, participamos da videoconferência, ou seja, ganhamos tempo e ainda pudemos ter esse contato com os colegas do Campus de Quixadá", destaca. "Acho importante ter outras vezes o curso, para estarmos sempre nos reciclando", sugere.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7936