Faculdade de Medicina comemora 68 anos de fundação nesta semana

Imagem: Cartaz das atividades comemorativas dos 68 anos da Faculdade de Medicina da UFCA Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal do Ceará promove, nesta semana, uma série de atividades para celebrar os 68 anos de fundação da unidade acadêmica, comemorados na quinta-feira (12). Haverá palestras e visitas a exposições que abordam a história do Curso de Medicina na UFC.

Na segunda-feira (9), será realizada reunião da Comissão do Memorial da Faculdade de Medicina, coordenada pela Profª Sílvia Bonfim Hyppólito. Na ocasião, os integrantes do grupo discutirão o preparativo para a Semana de Comemoração dos 68 anos da Faculdade.

Não é necessário fazer inscrição para assistir à programação, que ocorre no Auditório Paulo Marcelo (bloco didático da Famed – Rua Alexandre Baraúna, 949, Rodolfo Teófilo).

Na quarta-feira (11), das 8h às 12h, a Profª Paola Franssinete Torres lançará oficialmente o Núcleo de Medicina Integrativa da UFC. Na quinta-feira (12), às 10h, haverá a abertura solene das comemorações, para em seguida, às 10h30min, o médico Eduilton Girão, da Academia Cearense de Medicina, ministrar a palestra "A história da clínica médica no Ceará". Às 11h30min do mesmo dia, o Prof. Manassés Claudino Fonteles apresenta a Placa Comemorativa da Farmacologia.

Na sexta-feira (13), haverá exibição de filmes antigos da Famed no Auditório Paulo Marcelo e visitação itinerante a exposições no Campus de Porangabuçu. A comitiva deve passar pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil, Museu do Parto na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), mostras de peças anatômicas do Departamento de Morfologia e de equipamentos antigos de laboratório no prédio da Biomedicina, além de conferir a "Mostra de Atividades de Biomedicina ao longo dos anos" e a exposição "Departamento de Patologia e Medicina Legal: passado, presente e futuro".

A Academia Cearense de Medicina está participando da concepção de palestras direcionadas a estudantes e docentes da UFC. O ciclo em alusão ao aniversário da Faculdade de Medicina se prolonga pelo segundo semestre deste ano. De agosto a novembro estão previstos eventos sobre a história da unidade, "Controvérsias na Medicina" e "História da Medicina". Em novembro, a conferência de encerramento será comandada pelo Reitor da UFC, o Prof. Henry Campos, que discorrerá sobre a evolução da educação médica no Brasil.

Acesse a programação completa ou clique na imagem para ampliar.

Fonte: Profª Sílvia Bomfim, coordenadora da Comissão do Memorial Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8569