Graduado em Estatística pela UFC tem pesquisa de iniciação científica entre as melhores

Imagem: Logo do 22º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (Sinape) (Imagem: Divulgação)Rodney Vasconcelos Fonseca, ex-aluno do Curso de Bacharelado em Estatística da UFC, teve trabalho cotado entre os quatro melhores no concurso de iniciação científica promovido pelo 22º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (Sinape). O evento será realizado de 24 a 29 de julho, em Porto Alegre (RS), ocasião em que os trabalhos serão apresentados pelos responsáveis e avaliados por uma comissão para classificação e premiação.

O trabalho intitulado Distribuição Birnbaum-Saunders: aspectos clássicos e bayesianos foi orientado pelos professores Juvêncio Santos Nobre e Rafael Bráz Azevedo Farias, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada. A distribuição Birnbaum-Saunders é um modelo utilizado para analisar o tempo de vida de materiais sujeitos a algum dano cumulativo, sendo um exemplo de distribuição de tempo de vida por fadiga.

O estudante foi financiado durante a iniciação científica pelo Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) e concluiu o curso em 2014.2, utilizando parte do trabalho na monografia de conclusão de curso.

SINAPE – O Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística é organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE). É um fórum para a difusão dos avanços da Estatística nas diversas áreas do conhecimento, além de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

Fonte: Prof. Júlio Francisco Barros Neto, coordenador do Curso de Matemática Industrial – fone: 85 3366 9840 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.