Procurar no portal

Seminário sobre Controle do Tabagismo recebe inscrições até 30 de maio

Imagem: Cartaz do Seminário sobre Controle do TabagismoO tabagismo é considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a maior causa de morte evitável. Estima-se que um terço da população do planeta seja fumante e que morram cerca de 6 milhões de pessoas, a cada ano, por doenças relacionadas ao tabaco. Dessas, aproximadamente 600 mil eram fumantes passivas.

Dentro desse contexto e com a proximidade do Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, o Inspira Ação, programa de tratamento do tabagismo do Hospital Universitário Walter Cantídio, realiza neste dia o Seminário sobre Controle do Tabagismo. As atividades ocorrerão das 8h às 12h, no Auditório Paulo Marcelo Martins Rodrigues, no bloco didático da Faculdade de Medicina da UFC.

As inscrições são gratuitas e se encerram no dia 30 de maio, ou quando for atingido o limite de vagas do auditório. Para se inscrever, deve-se acessar o formulário eletrônico.

O evento tem por objetivo a difusão de conhecimentos científicos atualizados acerca do tabagismo, seu tratamento e políticas públicas de controle do consumo de tabaco, proporcionando um espaço de discussão interdisciplinar. A programação é diversificada e consiste de duas mesas-redondas e duas conferências. Especialistas, mestres e doutores de diferentes áreas (Medicina de Família, Psiquiatria, Psicologia, Pneumologia, Comunicação e Marketing) vão discorrer sobre temas não somente relevantes para a saúde pública, mas também instigantes pelos debates que suscitam.

PESQUISA COM UNIVERSITÁRIOS – Segundo a pesquisa Vigilância do Tabagismo em Universitários da Área da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 50% dos estudantes universitários do terceiro ano dos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Farmácia aprenderam na faculdade métodos e tratamentos para parar de fumar e 20% dos alunos não acreditam que é papel do profissional de saúde aconselhar o paciente a parar de fumar. Não se pode prescindir da participação efetiva de diferentes categorias nos diversos contextos onde atuam. Cumpre, então, ampliarem-se as oportunidades de aprendizado e a discussão em torno do controle do tabagismo.

Nessa perspectiva, o projeto de extensão Inspira Ação tem contribuído, há um ano, com o tratamento da dependência do tabaco em pessoas motivadas à cessação do fumo e tem sido campo de aprendizado em serviço no Hospital Universitário Walter Cantídio para estudantes de graduação e residentes. O projeto, coordenado pelo Prof. Paulo Rodrigues, é vinculado ao Departamento de Medicina Clínica da UFC. Como parte da programação acadêmica do Inspira Ação 2016, idealizou-se o Seminário sobre Controle do Tabagismo.

DIA MUNDIAL SEM TABACO – Em 1987, os estados-membros da Organização Mundial da Saúde instituíram o Dia Mundial sem Tabaco em 31 de maio. O objetivo é chamar a atenção para a significativa prevalência do consumo de tabaco e os prejuízos disso para a saúde. Anualmente, um tema é lançado para ser discutido. Em 2016, a campanha é sobre a padronização e a simplificação das embalagens de produtos do tabaco. Saiba mais acessando o site da campanha.

Fonte: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300