MEAC homenageia mães nesta sexta-feira (20) pelo Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Imagem: Bebê em UTI recebe leite doado por sondaNessa quinta-feira (19), comemorou-se o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Por isso, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), referência no Estado do Ceará, preparou programação especial para esta sexta-feira (20), a partir das 9h, para cerca de 70 mães doadoras, convidadas para um momento de agradecimento, sorteio de brindes e apresentação do "caminho do leite", para que elas conheçam o destino de suas doações (como esse leite é tratado e dado aos bebês na Maternidade). A comemoração será no refeitório da MEAC.

Há 28 anos, o Banco de Leite Humano da MEAC presta assistência às mulheres, independentemente dos filhos terem nascido na instituição. Há uma equipe especializada no atendimento das mães com dificuldades para amamentar ou de ordenhar e interessadas em doar leite materno, sem necessidade de agendamento.

O leite recebido passa por análise laboratorial e pasteurização e é alimento para 60 bebês, em média, por dia. A demanda diária é de sete litros para consumo dos recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediário, além do Projeto Canguru. "São bebês prematuros, de baixo peso ou com infecção grave, filhos de mães que estão no momento impossibilitadas de produzir leite suficiente para sua dieta, por isso dependem do leite humano doado para sobreviver", explica Janaína Landim, chefe do Banco de Leite. O estoque mínimo de segurança é de 30 litros.

COMO DOAR – Apesar de ter muitas mães cadastradas, as campanhas por novas doadoras é permanente. "Para doar, a mulher precisa estar amamentando seu filho e ter excesso de leite. Quando o filho dela para de mamar, ela geralmente deixa de mandar leite pra cá, por isso a rotatividade de doadoras é muito grande", explica Janaina.

O Banco de Leite Humano da MEAC fica na Rua Coronel Nunes de Melo, s/n – Bairro Rodolfo Teófilo, atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Para o caso de mães que não podem se deslocar até lá para fazer a doação, a unidade realiza coleta domiciliar, com motorista direcionado a esse serviço. Basta ligar para (85) 3366 8509 e agendar. O Banco de Leite também recebe doações de frascos de vidro com tampa plástica, utilizados por marcas de maionese e café solúvel, para o armazenamento do leite nos freezers.

Fonte: Unidade de Comunicação Social da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand/Ebserh – fone: 85 3366 8577