Encontro informa a estudantes de pós-graduação sobre o custeio de bolsas da Funcap

Imagem: Inácio Arruda, Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, e o Prof. Luís Drude, presidente interino da Funcap, na mesa do encontro com estudantes de pós-graduaçãoPara expor a situação das bolsas custeadas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), realizou-se, na tarde desta terça-feira (24), no Auditório José Albano, do Centro de Humanidades, encontro entre Inácio Arruda, Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, o Prof. Luiz Drude, presidente interino da Funcap, e estudantes de pós-graduação das universidades Federal do Ceará (UFC), Estadual do Ceará (Uece) e da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Inácio Arruda admitiu que a difícil situação do orçamento federal se reflete no Ceará, notadamente, no que se refere a transferências de recursos, como o Fundo de Participação dos Estados e Distrito Federal (FPE), além do "baque das bolsas propriamente dito" – referindo-se aos cortes das bolsas que são oferecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. Inácio também falou do esforço que a Secretaria faz para conseguir recursos para pagar as bolsas, até mesmo buscando alternativas, como ir ao Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará (FIT).

Veja outras imagens do encontro no Flickr da UFC

Imagem: Estudantes no Auditório José AlbanoApresentando gráficos e números, o Prof. Luiz Drude, da Funcap, explicou aos estudantes o atual quadro da instituição, mostrando o que está sendo feito para honrar os compromissos assumidos com as bolsas. Ele observou que a Funcap necessita do maior número de informações das instituições federais de ensino superior e, para tanto, espera dados de todas as pró-reitorias de pós-graduação das universidades cearenses a respeito de seus alunos.

Também participaram da reunião, compondo a mesa, o Prof. Jorge Herbert de Lira, pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, e a doutoranda em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Patrícia Marques.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331, 3366 7936 e 3366 7938