Professores da UFC participam do maior evento mundial de gastroenterologia

Imagem: Logomarca da Semana de Doenças do Aparelho Digestivo (Digestive Diseases Week ou DDW)Pesquisas de ponta na área de gastroenterologia e hepatologia, desenvolvidas na Faculdade de Medicina da UFC, foram compartilhadas com estudiosos de todo o mundo na Semana de Doenças do Aparelho Digestivo (Digestive Diseases Week ou DDW). Principal evento científico da área em âmbito mundial, o DDW ocorreu de 22 a 24 de maio, em San Diego (Califórnia, EUA), reunindo cerca de 30 mil profissionais da área de saúde.

A UFC foi representada pelos professores Marcellus Souza e Miguel Nobre Souza, ambos da Faculdade de Medicina. O primeiro apresentou pesquisa que investigou o papel de receptores vanilóides (TRPV1) associados à capsaícina (componente ativo da pimenta) na inflamação do esôfago in vivo. Camundongos foram operados ou não para indução de quadro similar à doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Assim, os receptores TRPV1 modulam in vivo a esofagite induzida por ácido e estão envolvidos na fisiopatologia do processo inflamatório esofagiano associado com a DRGE. Distinguido como o melhor de sua categoria, o trabalho recebeu o prêmio DDW 2016 Basic Science Travel Award, da Associação Americana de Gastroenterologia.

Já o Prof. Miguel Nobre Souza e equipe mostraram recentemente a melhoria dos sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) pelo treinamento muscular inspiratório. Ficou evidente que o treinamento da musculatura do diafragma pode ser terapia adjuvante na DRGE mais suave. O trabalho "Deficiência anatômica e funcional do diafragma crural em pacientes com DRGE e esofagite" foi escolhido pela Associação Americana de Gastroenterologia para ser apresentado na forma de comunicação oral "em reconhecimento de seu conhecimento no campo e no conteúdo diretamente relacionado a esta sessão". Em breve, o respectivo manuscrito será publicado pela renomada revista Neurogastroenterology and Motility.

As pesquisas apresentadas foram desenvolvidas no âmbito do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da UFC, sob o auxílio do CNPq e da Funcap, via Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina no Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB), coordenado pelo Prof. Aldo Lima.

Fonte: Prof. Aldo Lima, coordenador do INCT-IBISAB – fone: 85 3366 8330