MEAC promove 2ª Semana do Bebê com palestras, oficinas e rodas de conversa

Imagem: Mãe amamenta filhoA Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidade do complexo hospitalar da UFC ligada à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove, de 13 a 17 de junho, a 2ª Semana do Bebê. A abertura será às 8h30min da segunda-feira (13), no auditório do Curso de Odontologia da UFC (Rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo).

As ações são voltadas ao público interno, mas profissionais de outras instituições, estudantes e demais interessados poderão participar de palestras específicas.

A Semana do Bebê, inspirada em ação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), foi realizada pela primeira vez na Maternidade-Escola em maio do ano passado. "Surgiu como um convite para incluir a MEAC na programação da Prefeitura Municipal, mas a adesão dos profissionais da casa foi tão grande que acabamos tendo uma programação muito intensa e rica e decidimos que esse evento entrou para o calendário oficial da MEAC. Neste ano tomamos a iniciativa de realizar a segunda edição", explica a enfermeira Elisângela Guerra, uma das organizadoras do evento.

Aleitamento, higiene, sono, saúde e desenvolvimento do bebê são alguns dos temas a serem abordados em palestras, oficinas e rodas de conversa. A programação inclui ainda sessão de cinema, shantala (técnica indiana de massagem), orientações sobre método canguru e incentivo à participação do pai no cuidado do recém-nascido. Em todos os dias da programação, haverá uma palestra com 80 vagas abertas ao público, mediante inscrições prévias.

Para o público externo, as atividades serão realizadas no refeitório da MEAC, sempre das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Educação Permanente em Saúde da MEAC, por meio dos telefones (85) 99266 4788 e (85) 3366 8526 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A programação completa pode ser acessada no site da MEAC.

Programação para o público externo:

13/6 – Reanimação Neonatal
    14/6 – Terapia Intravenosa
    15/6 – Direitos do Bebê
    16/6 – Mitos e Verdades sobre Alimentação da Nutriz
    17/6 – Interdisciplinaridade no Cuidado ao Bebê.

Fonte: Núcleo de Educação Permanente em Saúde da MEAC – fone: 85 3366 8526