Escola é instalada e inaugura nova fase para o ensino de graduação na UFC

Imagem: Vice-Reitor, Prof. Custódio Almeida, e Reitor, Prof. Henry CamposExperimente visualizar uma sala de aula na Universidade e tente responder as seguintes questões: quantos desafios existem ali? Como é a relação entre estudantes e professores? As metodologias de ensino utilizadas são adequadas? É com o foco em questões como essas que uma equipe da UFC irá trabalhar, a partir de agora, na Escola de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), instalada oficialmente na manhã desta quinta-feira (16). Reunindo ensino, pesquisa e extensão, o espaço terá como pauta central o aperfeiçoamento de todos os aspectos da graduação, desde a modernização do currículo dos cursos até a formação docente.

"É nosso dever cuidar do ensino, e são muitos os desafios. Trazer os alunos para perto, trabalhar o aprendizado pela experiência, preparar o estudante para situações reais, pensar metodologias que não se limitem a aulas expositivas, aproximar e valorizar os coordenadores de cursos. Precisamos perseguir essas questões", destacou o Reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

Veja outras imagens da instalação da Eideia no Flickr da UFC

A Eideia reunirá uma série de projetos já existentes na área de inovação acadêmica, abrigados nas pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão. A diferença é que, a partir de agora, eles serão coordenados e acompanhados de forma articulada, como forma de potencializá-los. "A extensão é fundamental nesse processo, no sentido de criar metodologias de integração do conhecimento. Que o aluno de Medicina, por exemplo, possa passar pela Música, pela Educação, por várias áreas ao longo de sua formação", exemplificou a Pró-Reitora de Extensão, Profª Márcia Machado.

Imagem: Instalação da Eideia reuniu dirigentes da administração superior e acadêmica da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)O clima era de entusiasmo na reunião de instalação da Eideia. Para o Vice-Reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a Escola "talvez seja a pauta mais positiva da Universidade em 2016. Ela tem vida longa e vai abrigar o que há de mais criativo e inovador, e que vai jogar a UFC para frente".

Segundo a diretora-executiva da Eideia, Profª Tereza Cristina Batista, o momento inicial é de sedimentar as diretrizes da Escola. As discussões nesse sentido já começaram e seguirão em eventos como reuniões, encontros e simpósios ao longo dos próximos meses. Um plano de ação será elaborado.

"Vamos identificar prioridades, dentro dessa tríade articulação, desenvolvimento e integração. Estamos conversando com as pró-reitorias e vamos auscultar as diversas unidades acadêmicas, que têm suas demandas específicas. Teremos essa espécie de diagnóstico, seguido do fortalecimento das estratégias já existentes e da abertura dos canais de articulação", explica a Profª Tereza Cristina.

A Eideia incorpora:
Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (Projeto CASa);
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID);
Comitê Gestor de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Pública (Comfor);
Grupo de Trabalho das Licenciaturas (GTL);
Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE);
Formação para a Inovação, Divulgação Científica e Excelência Acadêmica.

SAIBA MAIS – Mais informações sobre a Eideia estão na edição de junho do Jornal da UFC (p. 6).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331