Disciplina Direito dos Refugiados será ofertada na graduação em 2016.2

Imagem: Refugiados palestinos protestam em frente ao Itamaraty (Foto: Antônio Cruz / ABr)A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará vai ofertar, a partir do semestre 2016.2, a disciplina Direito dos Refugiados, aberta a todos os estudantes de graduação da UFC. Somando dois créditos, as aulas serão às quintas-feiras, das 16h às 18h, no Curso de Direito.

A disciplina será ministrada pela Profª Theresa Rachel Couto, doutora em Direito Internacional e Integração Econômica e coordenadora de projeto de pesquisa da pós-graduação em Direito que analisa conjuntura envolvendo os refugiados no Brasil. O grupo recebe colaboração de pesquisadores de outras universidades do País, como Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O projeto de pós-graduação da Faculdade de Direito relacionado ao direito internacional dos refugiados tem parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), por meio da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, que busca incentivar a pesquisa sobre o tema em universidades e instituições da América Latina. Homenageado pela Cátedra, o brasileiro Sérgio Vieira, funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), dedicou sua carreira ao trabalho com refugiados. Morreu em Bagdá (Iraque), em 2003, juntamente com outras 21 pessoas, vítima de atentado a bomba contra a sede local da ONU. A organização extremista Al Qaeda assumiu a responsabilidade pelo ocorrido.

Fonte: Profª Theresa Rachel Couto, do Curso de Direito da UFC – fone: 85 3366 7850