GREat recebe homenagem internacional por criação de ferramenta inovadora

Imagem: Equipe do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) da Universidade Federal do Ceará (Foto: Viktor Braga/UFC)O Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) da UFC recebeu placa em reconhecimento ao trabalho de criação de uma ferramenta que organiza e padroniza as informações dos processos de desenvolvimento de software para celulares. O evento ocorreu na tarde da última quinta-feira (30), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Computação Móvel.

O time responsável pelo trabalho obteve reconhecimento internacional, recebendo a placa das mãos de Marcelo Bozzo, gerente da LG, representando a presidência da empresa na Coreia do Sul. Receberam certificados: Bianca Nunes Rebouças, Cláudio Roberto Florêncio Lima, Diego de Sousa Mendes, Felipe Nogueira Brayner, Francisco Fábio Rodrigues de Melo, Francisco Fabrício de Paula Lima, Francisco Kléber Oliveira Bernardo, Jorge Campos de Souza Júnior, José de Sousa Rebouças Neto, Marcelo Chaves do Carmo, Marco Paulo Antunes Delgado, Paulo Ivo Alves Pordeus e Rafael de Lima.

Veja mais fotos no Flickr da UFC

A premiação foi apresentada pela Profª Rossana Andrade, coordenadora do projeto, que explicou o motivo da comemoração. "A gente tem de aparecer mais, para mostrar para o resto do Brasil e para o resto do mundo que o que a gente faz é muito bom.[...] Isso é um caso de sucesso que demonstra que a parceria universidade-empresa é viável, traz benefícios e forma pessoas", destacou.

Imagem: José de Sousa Rebouças Neto recebe a placa do Pró-Reitor Antonio Gomes (Foto: Viktor Braga/UFC)Carlos Toneto, gerente do projeto da LG, falou sobre a parceria iniciada em 2005 e os bons resultados obtidos. "Desenvolver uma ferramenta que está sendo usada pela terceira maior empresa na área de comunicação móvel não é pouca coisa. Hoje todas as subsidiárias da empresa estão utilizando uma ferramenta que foi desenvolvida, criada, idealizada aqui no GREat", afirmou.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Prof. Antonio Gomes, destacou a importância da interação da academia com o empreendedorismo e com a inovação para formação dos estudantes. "Os estudantes estão sendo formados com a mentalidade de que podem desenvolver ferramentas, conhecimentos que vão ser aplicados imediatamente no mundo real. É uma outra dimensão da formação", explicou.

Participaram do evento os professores Javam de Castro Machado, coordenador de Inovação Tecnológica da PRPPG; Francisco Antônio Guimarães, presidente da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC); e Raimundo Nogueira da Costa Filho, diretor do Centro de Ciências.

GREAT – O Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat) é composto por professores, pesquisadores colaboradores e estudantes de pós-graduação e graduação da UFC e de outras instituições de ensino superior. Desde sua criação em 2002, o grupo desenvolve pesquisa em três áreas: redes de computadores, engenharia de software e sistemas, bem como realiza projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com outras instituições de ensino e empresas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7938